APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub se solidariza a campanha para libertação de Julian Assange

Em virtude da perseguição sofrida pelo jornalista australiano Julian Assange, acusado de espionagem pelo governo americano e sentenciado pela justiça britânica, a Apub se solidariza à causa do Comitê Baiano em Defesa da Libertação de Assange.

O jornalista é o fundador da Wikileaks, plataforma que tem o objetivo de publicar documentos sigilosos de interesse público. A maior repercussão se deu em 2010, quando a plataforma divulgou, em parceria com grandes veículos como New York Times e The Guardian, arquivos (cerca de 400 mil documentos) vazados relacionados aos crimes de guerra dos EUA no Iraque. Desde então, Assenge passou a ser perseguido, caluniado e tornou-se então um preso político. Essas ações representam também um processo de criminalização da prática jornalística e um risco à liberdade de imprensa.

Desde 2019, está numa prisão de alta segurança no sudeste de Londres, mantido em situação precária de saúde física e mental, aos 52 anos. Os Estados Unidos pressionam para sua extradição, correndo o risco de ser condenado a até 175 anos de prisão.

A campanha pela libertação do jornalista utiliza a #FreeAssange.

Para saber mais sobre o caso:

#Free Assange: asilo político no Brasil, já!

Campanha Pela Libertação de Julian Assange

Artigos por Camila Ribeiro

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp