APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub visita Escola de Administração e Faculdade de Economia da UFBA

No dia 21 de agosto, a Apub conversou com docentes da Escola de Administração da UFBA durante uma reunião de departamento. Além de apresentar as formas de atuação e as ações do sindicato aos/às docentes, o objetivo da atividade foi escutar professoras e professores sobre as pautas da categoria e, assim, basear as ações da entidade.

Pela Apub, estiveram presentes a presidenta Marta Lícia, a vice-presidenta Clarisse Paradis, o diretor social e de aposentados Manoel Marcos, e Hebe Alves (Teatro/UFBA) do Conselho de Representantes do sindicato.

Marta Lícia avalia que a participação na reunião foi importante e todos/as ganham com o diálogo sobre a tarefa coletiva encabeçada pela Apub. “A partir da escuta, posso afirmar que saí mais fortalecida para dar continuidade ao trabalho realizado pelo nosso sindicato, junto com a diretoria e o conselho de representantes. As críticas e sugestões foram muito bem vindas e nos oferecem elementos concretos sobre os anseios e interesses da categoria”, afirma.

Muito participativos, os/as docentes de Administração dialogaram e tiraram dúvidas sobre a valorização das atividades docentes (extensão, gestão e pesquisa); progressão; aposentadoria/migração; contribuição sindical; auxílios alimentação, creche/escola, saúde e plano de saúde; recomposição orçamentária das universidades; o processo dos 3,17%; ausência de dados sobre aposentadoria, afastamento e redistribuição/remoção por questões de saúde e assédio moral; saúde mental e acolhimento psicossocial, entre outros.

Apub conversa com docentes da Faculdade de Economia

Já no dia 23, a presidenta e vice-presidenta da Apub, Marta Lícia Teles e Clarisse Paradis, conversaram com professores individualmente no pavilhão de aulas. A presença da direção da Apub na unidade foi importante para reforçar a divulgação da próxima edição do Apub Debate, que conta com a presença do diretor da unidade, Henrique Tomé, na próxima quinta (31), 16h, na sede da Apub. 

“Aproveitamos a ida para parabenizar a unidade pela primeira semana de Economia realizada e agendamos a participação da Apub como ponto de pauta da reunião de departamento da unidade, uma maneira de conversar com mais docentes, em especial aqueles que ingressaram há menos de cinco anos na unidade para falar sobre a atuação do sindicato e a importância de se filiar”, avalia a presidenta da Apub, Marta Lícia. 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp