APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Ato no IFBA exige a nomeação da reitora eleita

Na manhã de hoje, a comunidade IFBA realizou um ato público em defesa do Instituto e da posse da professora Luzia Mota, eleita reitora pela comunidade IFBA desde dezembro de 2018. A manifestação, organizada pelo SINASEFE e apoiada pela Apub, que seria dentro da Reitoria, aconteceu em frente ao prédio após o reitor pro tempore, Renato Anunciação, anunciar uma dedetização inesperada às vésperas do ato ser realizado.

Os presentes denunciaram as ações autoritárias do reitor ilegítimo, seu alinhamento com o governo e como a continuidade de seu mandato fere a Democracia e autonomia das IFES, já que Luzia foi a mais votada e Renato foi o 4º colocado da lista. Além disso, a permanência do ex-reitor tem prejudicado a gestão do IF em seus diversos campi, que sofrem ainda com o contingenciamento de verbas e causado uma crise política e institucional sem precedentes.

A Apub participou, representada pelo diretor acadêmico Jailson Alves, que ratificou o apoio e solidariedade do sindicato ao IFBA e à reitora eleita, entendendo a ação como parte de uma luta pela educação pública e pela democracia. Além disso, lembrou sobre a necessidade de rejeitar o Future-se em todas as Instituições Federais de Ensino Superior. Participaram também ADUNEB, FENET e parlamentares, como Nelson Pelegrino e Marcos Mendes.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp