APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Brasil perde o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro

Nesta sexta-feira (18/07), o Brasil perdeu mais um grande nome da literatura nacional. O baiano João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro, nascido em Itaparica, morreu, vítima de embolia pulmonar, aos 73 anos, no Rio de Janeiro.

João Ubaldo, escritor, jornalista, roteirista e professor, membro da Academia Brasileira de Letras desde 1993 e autor de mais de 20 livros, publicados em 16 países, foi vencedor do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa, e do Jabuti. O começo da sua carreira acadêmica se deu na Bahia, mais especificamente, na UFBA, onde se formou em Direito.

Ele viveu poucos anos aqui e ensinou na universidade por apenas seis anos, mas permaneceu tempo suficiente para fazer parte da história da Apub. Era integrante da comissão de formação da entidade, junto com importantes nomes, como Thales de Azevedo, Joaquim Batista Neves, José Calasans da Silva e Suzana Alice Cardoso, entre outros, sendo um dos responsáveis pela fundação da Associação dos Professores Universitários da Bahia, em 1968.

Após 45 anos, hoje Sindicato, a Apub continua na defesa dos interesses da categoria, e presta esta homenagem ao professor João Ubaldo, que tanto contribuiu para a história do país.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp