APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Casa da APUB foi inaugurada em São Francisco do Conde

“É mais uma conquista para os docentes”, afirma Fernanda Almeida, diretora financeira da APUB sindicato

São pelo menos 82 km de trajeto e pouco mais de uma hora para quem se desloca de Salvador para o município de São Francisco do Conde, local onde funciona a Universidade da Integração Internacional e de Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) Campus dos Malês. Quilômetros percorridos por dezenas de professores universitários para dar aula pelo menos uma vez por semana.

Pensando em oferecer um local de encontro, reuniões e convivência entre os docentes dos Malês, e que pudesse servir como base de apoio ao sindicato e, ainda, para pernoite, considerando que muitas/os docentes não residem na cidade e parte dos cursos serem ministrados à noite, a “Casa da APUB” foi oficialmente inaugurada no dia 22 de novembro 2022.

A cerimônia de inauguração contou com a participação de representantes da direção da APUB, de professores, da direção da UNILAB e convidados. O local já está pronto para recepcionar 57 professores e professoras da UNILAB, filiados pela APUB Sindicato. “A casa da APUB é fruto de muita luta e representa para nós muito mais do que comodidade. Representa oferecer condições dignas para os docentes, uma vez que o transporte público foi retirado. Então, os professores não tinham onde se reunir até para conseguir se organizar entre um horário de dar aula e outro. Mas, principalmente, o que nós da APUB pensamos é que o projeto da UNILAB é estratégico e dialoga muito com as pautas do nosso sindicato. Temos uma população negra, baiana, brasileira e também africana e a Universidade passa por momentos difíceis e não tem apoio. Então, nós que somos professores e que somos sindicalistas, temos que cuidar também dos nossos professores associados e a Casa se constitui em um ponto de discussão política desses professores”, avaliou a diretora financeira da APUB, Fernanda Almeida.

E quem vivencia esse cotidiano, seja de carro ou através de transporte público, também aprovou a instalação do espaço no município. Muitas mãos e cabeças lideraram esse processo de valorização dos professores e foram fundamentais para tornar esse projeto uma realidade. “A Casa é fruto de luta de toda nossa categoria docente, nos organizamos para fazer frente às precariedades que a gente vivencia e essas precariedades tem a ver com essa realidade das novas universidades que são interiorizadas, e a partir daí que fomos percebendo que é importante fazer luta sindical nesse contexto. A luta sindical precisa dar respostas às questões concretas da vida dos docentes e das docentes. A casa significa luta por bem-estar, significa um espaço de mobilização política, um espaço para que as pessoas possam se reunir, construir ideias e lutas, mas não deixa de ser também um espaço de descanso, um espaço de socialização”, destacou a vice-presidente eleita da APUB, Clarisse Goulart Paradis.

Para o professor Márcio, o espaço significa muito mais que um ambiente de descanso, é um ambiente de integração. “A casa dos professores e professoras associadas, sindicalizados na APUB é fundamental pra gente. E tem sido muito importante para nós, docentes filiados. Não é um espaço apenas de aconchego. Representa um espaço político social. Aqui a gente dorme, faz uma comida, descansa. Um espaço para além do espaço da própria universidade, que infelizmente passa por uma série de dificuldades e não possui estrutura adequada para acolher os professores”, diz o professor Márcio André dos Santos.

O imóvel é composto de 5 quartos, 3 banheiros, 1 cozinha, 1 sala de reuniões e estudos e 1 varanda; tudo isso, a poucos metros do Campus da UNILAB. A decoração ficou por conta do estudante da própria universidade, João Alberto, conhecido como Lordy, que trouxe a sua arte para inspirar os ambientes. “A minha arte reflete vários conceitos, onde também trabalham a parte do subconsciente. Decorei a casa com base nos meus conceitos de sustentabilidade e economia criativa”, revelou.

Para consagrar a data, teve música promovida pela banda “Tico Tico no Dendê”, professores que também são residentes. “Precisamos comemorar esse novo espaço. Um lugar fundamental para socialização, integração e produção de muito conhecimento”, Rafael Butti, professor da Unilab.

A diretora da Unilab, Mírian Sumica, também marcou presença na inauguração e descreveu a Casa como um espaço que representa o fortalecimento da universidade pública, com importância dobrada diante da precariedade vivenciada na instituição após sucessivos cortes das verbas nas universidades. “É um passo importante. Os colegas entenderam que um dos caminhos pra gente se consolidar, pra se fortalecer aqui no município de São Francisco do Conde, era ter um espaço que não fosse apenas um espaço dormitório, mas um espaço que fosse um lugar comum para debates, um lugar de cultura, lugar de acolhimento entre nós; já que muitas vezes o exercício docente é desvalorizado, precarizado. Então, é preciso agradecer a vocês da APUB, que idealizaram e tiraram esse projeto do papel e hoje é uma realidade. É o fortalecimento dos nossos laços, daquilo que nos une enquanto categoria docente”, afirmou.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp