APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Confira a participação da APUB no Congresso UFBA 2023

O Congresso da UFBA 2023, realizado entre os dias 14 e 17 de março, contou com mais de 900 mesas. A APUB participou como promotora de cinco mesas no evento.

No dia da abertura, realizado no dia 14 no salão nobre da Reitoria, o diretor acadêmico do sindicato, professor Ponciano de Carvalho esteve na mesa representando a APUB e a diretoria também prestigiou o momento. Confira aqui a participação do professor.

A primeira mesa da APUB no Congresso aconteceu no dia 15/03, às 10h, na Faculdade de Arquitetura com o tema “A Política Nacional de Educação Digital e os rumos da C&T no país”, com a coordenação de Bárbara Coelho, diretora administrativa do sindicato, e participação de Ana Lúcia Góes (UFBA/ Conselho de Representantes da APUB) e Ênio Pontes de Deus (UFC/PROIFES-Federação) como debatedores. Assista aqui.

“Universidade, Democracia e Autonomia” foi o tema da segunda mesa da APUB no Congresso UFBA 2023. A atividade online contou com a participação das professoras Florentina Silva Souza (UFBA), Georgina Gonçalves (UFRB) e a coordenação de Fernanda Almeida, diretora financeira da Apub Sindicato. Assista ao debate aqui.

“A democracia brasileira em horizonte de esperança e tentativas de destruição” foi o tema da terceira mesa, no dia 16/03, realizada no Centro Cultural Raul Chaves da Faculdade de Direito, com coordenação de Ponciano de Carvalho (diretor adadêmico da APUB) e participação dos debatedores, Marcelo Neves (UnB/jurista), Marília Muricy (UFBA/jurista) e Emiliano José (UFBA/jornalista). Confira aqui

Na tarde do dia 17, na Faculdade de Arquitetura, foi realizada a mesa “Universidade democrática e popular: perspectivas futuras”; com coordenação de Clarisse Paradis (vice-presidenta do sindicato), e a participação de Álamo Pimentel (UFSB), Elaine Calderari (UFU) e Mírian Reis (Unilab) como debatedores. Assista a transmissão aqui.

Por fim, a última mesa foi o lançamento do documentário “54 anos da APUB”, uma homenagem ao professor Joviniano Soares de Carvalho Neto; com coordenação de Jailson Alves (diretor de Comunicação e Cultura da  APUB) e participação de Maria Marighella (Funarte), Aquilino Paiva (diretor do filme) e o próprio Joviniano Neto. Para assistir o filme e a mesa, acesse aqui.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp