APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Consulta Eletrônica Nacional indica aceitação da proposta

Com o objetivo de democratizar e ampliar a participação dos docentes federais sobre a avaliação da proposta de reestruturação de carreira e reajuste salarial apresentada pelo governo, o PROIFES-Federação deu início a uma Consulta Eletronica nacional no último dia 28 de julho. Dos 5.222 professores participantes, de 43 Universidades e Institutos federais, 3.854 (74%) responderam favoravelmente à proposta e 1.322 (25,3%) foram contrários. 30 docentes não se manifestaram (0,6% ) e os votos brancos, 6,  representaram 0,1%.

A indicação para que os professores dissessem sim a proposta partiu do Conselho Deliberativo do PROIFES que avaliou avanços na negociação após terem sido atendidas 15 reivindicações fundamentais à continuidade do diálogo. A postura do Conselho também refletiu uma preocupação com o prazo de 31 de agosto para que o governo envie Projeto de Lei ao Congresso Nacional. Do contrário não haverá reajuste em 2013 e todos os avanços da negociação iniciada em setembro do ano passado sejam desconsiderados.

Entre os avanços estão a garantia de que nenhum professor recebesse um reajuste inferior a 25%. Para atender a demanda, o governo teve que ampliar os recursos de 3,92 para 4,2bilhões. Os Ministérios da Educação e do Planejamento retiraram os pontos que feriam a autonomia universitária, anteciparam para março o pagamento dos reajustes anuais, e retiram as barreiras para progressão no Magistério Superior e no Ensino Básico, Técnico, e Tecnológico.

PROIFES-Federação

A Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES-Federação), entidade de caráter sindical e com abrangência em todo o território brasileiro, surgiu do anseio dos docentes para se construir uma organização sindical de modelo federativo, mais participativa e com princípios de autonomia, pluralidade, descentralização, independência e democracia.

Desde 2004, a luta por melhorias no salário e na Carreira Docente, além da defesa dos direitos dos professores federais são as principais bandeiras do Proifes, que transformou-se em Federação em 2012, resultado de um amadurecimento do sindicalismo.

www.proifes.org.br

comunicacao.proifes@gmail.com

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp