APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Consuni pauta 8h em sala de aula para a próxima reunião

Os professores da UFBA estão prestes a conquistar uma importante vitória acerca da carga horária mínima em sala de aula. Iniciada desde 2012, essa luta foi intensificada em 2013 e 2014, com realização de abaixo-assinado da categoria, audiências com a Administração Central e forte campanha nos campi com faixas e cartazes, encampados pela Apub Sindicato.

Na primeira  audiência com os atuais reitor e vice-reitor da UFBA, João Carlos Sales e Paulo Miguez, a diretoria da Apub enfatizou a importância de pautar o assunto no Consuni e indagou a ambos se reiteravam a defesa da carga horária mínima, tal como fora anunciado em no plano de trabalho, durante eleição para Reitoria. O que foi confirmado.

Na última reunião do Consuni, portanto, realizada na última sexta-feira (28/11), além de serem discutidos os artigos 119 e 120 do Regimento Geral da UFBA (integralização da carga horária docente), o Reitor pautou a discussão da carga horária para a próxima reunião, prevista para 19/12.

A reunião resultou na publicação da Resolução 07/2014, que oficializa a suspensão do Art 119, até que seja publicada nova redação, e orienta a atribuição de carga horária. O documento atende ao pleito de que o professor em regime de Dedicação Exclusiva terá, no mínimo, 8 horas de aulas presenciais. Os de 20h e 40h terão, respectivamente, 10 horas e 16 horas míninas em sala de aula. Para aqueles que têm atividades de pesquisa e extensão, no caso dos docentes de 20h e 40h, a carga mínima prevista é de 8 horas e 12 horas, respectivamente.

A professora Sílvia Leite,  representante docente no Consuni, solicitou que fosse encaminhada a minuta, com as alterações indicadas na reunião, para divulgar amplamente para os professores. Assim, os mesmos poderão analisar e encaminhar sugestões de alteração para a Apub Sindicato, através do e-mail apub@apub.org.br, e, posteriormente, para os representantes docentes.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp