APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Dia de mobilização tem atos na Faculdade de Direito e Instituto de Psicologia

A quarta-feira (9/11) foi marcada, em todo o Brasil, por atos de servidores públicos organizados em prol da campanha salarial e o enfrentamento à PEC 32. Para as professoras e professores, a pauta da carreira docente também foi tema das ações.

Em Salvador, na Faculdade de Direito da UFBA, o diretor acadêmico da Apub, Ponciano de Carvalho marcou presença no encontro “Petrobras 70 anos”. Depois de saudar a mesa, o professor lembrou que o evento se articula com a semana de mobilização nacional, homenageou servidores da unidade em que ocorria o evento e lembrou a ameaça de precarização dos serviços públicos representada pela PEC 32. Participaram também da mesa o prof. dr. Jonnas Vasconcelos e o prof. dr. João Gabriel Lopes.

O professor Ponciano compartilhou as ações da diretoria da Apub em prol das pautas da campanha salarial, carreira docente e arquivamento da PEC 32. E lembrou que, embora a luta seja árdua, em especial diante de um congresso conservador, todos precisam participar “Refletir é um lugar de coragem. Se a gente não tiver coragem, eles nos tiram não apenas a utopia, eles nos tiram tudo”, refletiu. 

No Instituto de Psicologia, a Roda de Conversa sobre a PEC 32 reuniu docentes e estudantes para um debate sobre a proposta de emenda constitucional e sobre alternativas para a mobilização da comunidade acadêmica. Participaram da mesa a vice-presidenta Clarisse Paradis e a diretora financeira Fernanda Almeida, ao lado das professoras Cristiana Mercury, diretora do IPS, e Elisabete Pinto, de Psicologia . O diretor acadêmico, Ponciano de Carvalho, também compareceu ao evento.

O encontro debateu com os docentes as alternativas para a mobilização da comunidade acadêmica de modo a construir um enfrentamento a ameaças como a atual proposta de Reforma Administrativa. “Esse debate, e outros que deverão vir, podem preparar a gente para sair às ruas, para reivindicar os direitos dos nossos colegas, avaliou a professora Elisabete Pinto. “A conversa girou em torno de como mobilizar afetos, paixões e possibilidades políticas de se engajar num projeto de Universidade pública, gratuita e de qualidade, que garante direito pra população toda”, compartilhou o professor Ricardo de Castro, de psicologia.

Mobilização continua – ao longo da semana, carros de som pelos campi da UFBA convocavam os docentes a se engajar. No próximo dia 13 (segunda), às 16h30, acontece online a plenária unificada Unilab Campus dos Malês, em parceria com a Assufba, que pauta as condições de trabalho, o funcionamento do campus e o diálogo com a reitoria. E na tarde do próximo dia 16/11, um ato político-cultural promovido pela Apub ocupa a Praça das Artes da UFBA. 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp