APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Dilma anuncia quatro novas universidades

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (16), a criação de mais quatro universidades federais no país. Destas, a Bahia receberá duas: a Ufoba (Universidade Federal do Oeste da Bahia), com sede em Barreiras, e a Ufesba (Universidade Federal do Sul da Bahia), em Itabuna. O Estado será beneficiado ainda pela extensão dos campi da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para Camaçari e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) para Feira de Santana. A professora Dora Rosa Leal, Reitora da UFBA, participou da cerimônia, em Brasília, junto com reitores de outras universidades do país que participam do projeto de expansão do governo federal. 

Serão instalados também nove institutos federais de ensino tecnológico no interior e na Região Metropolitana (Alagoinhas, Itaberaba, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro, Xique-Xique, Serrinha, Brumado, Euclides da Cunha e Lauro de Freitas). A notícia é ótima e representa um verdadeiro avanço para os baianos e para o ensino público superior, ampliando a possibilidade de acesso às universidades públicas.

No entanto, falta o governo investir no corpo docente. Em campanha salarial, em plena negociação de carreira, os professores das Ifes receberam a proposta de 4% de reajuste, que foi rejeitada instantaneamente. Para a categoria, o índice apresentado é insuficiente. Para piorar a situação, o aumento só será validado em julho do próximo ano. Ou seja, os professores ainda vão ter mais esta perda.

 

Matérias relacionadas

http://www.ufba.br/noticias/reitores-temem-falta-de-pessoal-para-expans%C3%A3o-das-federais
http://www.ufba.br/noticias/presidente-dilma-roussef-assina-termo-para-cria%C3%A7%C3%A3o-novas-universidades-federais
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-08-11/mais-quatro-universidade-federais-serao-instaladas-em-estados-das-regioes-norte-e-nordeste

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp