Diretoria e Conselho Fiscal tomam posse para o biênio 2016/2018

Tomaram posse ontem (21), a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Apub Sindicato para o biênio 2016/2018. A solenidade aconteceu na sede do sindicato e foi conduzida, inicialmente, pela presidente da gestão anterior Cláudia Miranda. Participaram também da mesa a ex-vice presidente Livia Angeli, o reitor da UFBA João Salles, o coordenador do DCE/UFBA Matheus Assis e o coordenador da Assufba Renato Jorge.

Em sua última fala como presidente da Apub, Cláudia agradeceu a todos os presentes pelo apoio e aos funcionários do sindicato pela dedicação e trabalho. Ela destacou que sua gestão enfrentou enormes desafios e sempre se mostrou engajada nas lutas em defesa dos direitos e da democracia. Também lembrou o esforço realizado pela diretoria para se articular com outras entidades e movimentos sociais, citando o exemplo do Comitê Nacional em Defesa da Educação. A abertura ao diálogo com a administração central da UFBA e a aproximação com as demais universidades do interior da Bahia foram outros pontos positivos citados. Como desafios para a próxima gestão, ela apontou a realização do Congresso Docente e a atualização do estatuto da Apub, projetos iniciados porém não concluídos. Recomendou a eleição de um conselho de representantes nas unidades, a intensificação da luta dos aposentados e a organização de um Seminário Nacional com todas as entidades ligadas à educação para discutir os impactos e efeitos da expansão universitária.

posse2 posse3

João Salles ressaltou a importância do momento e do diálogo entre a Apub e administração. Lembrou que 2017 ainda traria ameaças à universidade pública, desde o orçamento até a sua autonomia e que era necessário continuar “nossa resistência progressista e democrática”. Desejou por fim sorte à nova diretoria. Matheus Assis e Renato Jorge destacaram a parceria entre a Apub e suas entidades e reafirmaram sua disposição em construir a luta em conjunto. Livia Angeli falou sobre o aprendizado nos dois anos de intensos trabalhos e afirmou que a gestão foi marcada pela tolerância e capacidade de diálogo com diferentes forças políticas na universidade. Disse que o principal para o sindicato era manter sua base organizada e mobilizada e colocou-se à disposição para participar das atividades no próximo ano.

Após as falas, Cláudia Miranda declarou empossados/as os/as novos/as dirigentes. Na ausência de presidenta Luciene Fernandes, em viagem ao exterior, o vice-presidente Ricardo Carvalho falou em nome da gestão. Ele pontuou os desafios que medidas como a PEC 55 certamente trariam para as universidades e movimentos sindicais e destacou que durante toda a campanha a proposta apresentada aos docentes era fazer a luta privilegiando o debate e o diálogo. Externou seu reconhecimento ao trabalho da gestão anterior e afirmou o intento de atualizar o estatuto da Apub; lembrou também dos/as aposentados, apontando a importância estratégica do segmento, tanto nas questões específicas da universidade quanto para as lutas mais gerais. Por fim, chamou a todos “para estar conosco na nossa caminhada pelos próximos dois anos”.

posse4 posse5

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Close Menu