APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub na Escuta: diretoria visitou três unidades da UFBA nessa semana

Nos dias 14 e 15 de junho foram realizadas atividades da agenda “Apub na Escuta” em três unidades da UFBA: ICTI (Camaçari), Creche e Instituto de Química. O objetivo é ir até os locais de trabalho para ouvir as/os docentes e realizar trocas sobre a realidade enfrentada pela categoria nas diferentes unidades e campi das universidades. Nas visitas são pautadas, principalmente, questões referentes às condições de trabalho e de carreira. E a diretoria tem feito um balanço do primeiro semestre da gestão do sindicato, pontuando as ações, lutas e atividades realizadas, bem como elementos da conjuntura nacional.

ICTI/UFBA – Camaçari

Na quarta-feira, 14 de junho, foi realizada a atividade no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) da UFBA, em Camaçari. Marta Lícia e Fernanda Almeida, presidenta e diretora financeira do sindicato, respectivamente, participaram da atividade. Entre os temas debatidos na reunião estiveram o fato do ICTI ser um campus novo e ter a necessidade de ampliação de cursos, de vagas e de uma estrutura física que comporte, uma vez que já tem o terreno para construção de prédio próprio; Outro ponto enfatizado pelos docentes foi o difícil acesso ao campus, e a necessidade de um auxílio transporte que contemple esse deslocamento, assim como sinalizaram a dificuldade dos/das estudantes para acessar o campus por conta da oferta de ônibus nos bairros de Camaçari. E, por fim, previdência, carreira, promoção e progressão, com o encaminhamento de uma atividade no início do semestre 2023.2 para debater estas questões.

Creche/UFBA – Salvador
No dia 15, a visita na Creche/UFBA iniciou com a entrega de cerca de 100 exemplares de livros de Literatura Infantil, doados pela Apub à Biblioteca da Creche. Foi um momento de interação não só com as docentes e auxiliares, como com as próprias crianças. Para a diretoria, essa ação reafirma a importância da Educação Infantil, como pilar de todo processo educacional.

Na sequência, a presidenta Marta Lícia e a diretora Fernanda Almeida conversaram com as professoras e informaram sobre a perda da ação movida em favor das docentes do EBTT referente ao processo de Reconhecimento de Saberes e Competências.
A ação movida busca fazer valer a resolução 08/2016, elaborada pela Comissão de Normas da UFBA e que a Comissão Permanente para RSC deveria analisar, dar o parecer e autorizar a fim de que fosse utilizada para a avaliação dos processos de RSC das docentes EBTT da UFBA. No entanto, após o golpe de 2016, o governo Temer não indicou representante do MEC e a CPRSC ficou sem funcionar. Em seguida, Bolsonaro indicou representante em junho de 2021 para elaboração de nova resolução, desconsiderando que a da UFBA estava aguardando análise desde 2016.

Uma nova resolução prejudica as professoras que têm processos abertos desde 2016, com impactos inclusive financeiros. O sindicato vai apelar para tentar garantir o direito das professoras.

Instituto de Química/UFBA – Salvador

No Instituto de Química, o diretor de comunicação e cultura, professor Jailson Alves, que é da unidade, e a diretora administrativa, Bárbara Coelho, coordenaram a conversa sobre as condições de trabalho com professoras/es, diretor e vice diretor da unidade. Durante a reunião os pontos discutidos foram a abertura da janela de progressão e promoção docente; o pagamento dos 3,17%; a curricularização da extensão; retorno da insalubridade e periculosidade perdidas. Jailson explica que durante o encontro houve destaque para a questão da insalubridade e periculosidade, que foi perdida e a maior parte dos/as professores/as não recuperou, enquanto docentes de outros outros institutos recuperaram. Além do fato de em outras universidades ser garantido o percentual de 20%, e a UFBA pagava antes entre 10 e 20% e agora não paga mais.

Marta Lícia avalia que a “Apub na escuta” é uma das ações mais importantes do sindicato. “É o momento em que fazemos junto com os professores uma análise de conjuntura, avaliamos e apresentamos as ações que o sindicato tem realizado. E, especialmente, ouvimos as demandas de cada campus, também das carreiras. Nesta semana nós tivemos as atividades com os professores do magistério superior e atividades com professores da carreira EBTT. Então isso é fundamental, pois é o que retroalimenta a nossa ação sindical”, conclui.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp