APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Esclarecimentos da Diretoria da APUB Sindicato

Esclarecimentos da Diretoria da APUB Sindicato sobre a tentativa de convocação de Assembléia Geral da APUB pelo Comando Local de Greve

Foi decidido, na Assembleia Geral da APUB do dia 25/7/2012, que seria convocada outra Assembleia Geral para o dia 02/8/2012, no Auditórioo da Faculdade de Arquitetura da UFBA, com início previsto para às 14:30h.

A partir de 26/6/2012, durante a greve iniciada em 29/5/2012,  as assembleias passaram a ser convocadas de comum acordo, entre a Diretoria da APUB e o CLG, para a discussão e deliberação exclusivamente sobre asuntos que dissessem respeito à condução da greve.

No entanto, após a Assembleia do dia 25/7/2012, em que o CLG chegou ao extremo de propor que a Mesa não incluíssse diretores da APUB, a Diretoria rompeu com ele, já que, de fato, passou a se constituir em um grupo que optou, publicamente, por seguir a orientação de uma entidade com a qual a APUB não tem qualquer vínculo formal, a saber, a Andes Sindicato Nacional. Mediante o  lançamento de nota pública, a Diretoria expôs longamente aos asssociados, as razões para o rompimento com o  comando.

Portanto, a partir de agora, investida nas atribuições dadas por seu  Estatuto,  é a Diretoria da APUB que vai convocar as Assembleias Gerais, a menos que seja utilizado o recurso estatutário que dá direito  de 10% dos associados o fazerem,  desde que a relação dos solicitantes seja entregue na secretaria da entidade,  mais de 48 horas antes do momento previsto para o início da pretendida assembleia.

A Diretoria teve conhecimento, através de e-mail do CLG, difundido através da internet, na rede debates-l da UFBA, que ele estava convocando, publicamente, uma Assembleia Geral para o dia 02/8/2012, condicionada a que os associados preenchessem listas, colocadas à disposição dos receptores da lista, a fim de  que fossem preenchidas.

A Diretoria da APUB que, a partir do rompimento com o CLG, não mais convocará   Assembleia conjuntamente com ele, aguardou a chegada das listas, as quais iria conferir, ficando reunida durante toda a tarde do dia 31/7/2012, na sede da entidade, não constando que a relação dos 10% dos associados tivesse sido entregue à Secretaria da entidade.

Ouvido o Setor Jurídico da APUB, consideramos, portanto,  que não haverá assembleia formal da APUB no Auditório da Faculdade de Arquitetura, no dia 02/08/ 2012, e sim uma possível reunião entre associados e não associados, à qual a Diretoria  não comparecerá, nem asumirá qualquer responsabilidade sobre a decisões que porventura venha a tomar.

Salvador, 02 de agosto de 2012

Diretoria da APUB

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp