APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

GT de Ciência e Tecnologia da Apub participa de reunião da SBPC 2023

Os sindicatos, como parte do terceiro setor, têm sido importantes atores na defesa dos direitos e interesses das/os profissionais das mais diversas áreas das Ciências e das Tecnologias. E o GT de Ciência e Tecnologia da Apub tem observado que a relação dessas organizações com o setor mostra-se cada vez mais relevante e estratégica.

Por isso, enquanto grupo de trabalho ligado ao movimento sindical, tem buscado incidir nas questões relacionadas às condições adequadas de trabalho e de valorização salarial, ao mesmo tempo em que aponta para a necessidade de engajamento das/os pesquisadoras/es, docentes e cientistas na luta por melhores e mais amplas políticas de fomento à pesquisa e à formação acadêmica. Para tanto, “temos procurado manter diálogo com congressistas e comissões parlamentares que defendem as Ciências e as Tecnologias”, destaca Barbara Coelho, diretora administrativa da Apub e coordenadora do GT.

A atuação conjunta dos sindicatos e das instituições de pesquisa e ensino superior tem sido fundamental para ampliar o diálogo e a busca por soluções que impulsionem a produção científica e tecnológica do país. Foi considerando essa importância que membros do GT de C&T ligados a PROIFES-Federação participaram da 75ª Reunião anual da SBPC, que aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) nos dias 26 a 28 de julho. A SBPC tem tido papel estratégico ao apontar caminhos que estimulam o crescimento do Brasil a partir do desenvolvimento científico e tecnológico.

A reunião este ano teve como principal tópico a Inteligência Artificial em contextos de pesquisa e produção do conhecimento. Ainda, na plenária final, os associados votaram pela revogação do Novo Ensino Médio, explicitando que a entidade não está alheia aos problemas prementes da sociedade, em qualquer que seja o nível do ensino.

Para Barbara, a participação do PROIFES e da APUB em eventos como esse proporcionam a troca de experiências com organizações de diversas naturezas e funções, assim como estimula a colaboração entre pesquisadores e representantes do governo e outras instituições que estiveram presentes na atividade, voltados para o fortalecimento da C&T.

Jailson Alves, diretor de comunicação e cultura da Apub, e também membro do GT de C&T, acrescenta que a reunião anual da SBPC se configura como uma oportunidade de desenhar novas parcerias com os atores locais, sobretudo os secretários de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia e do Município de Salvador. “Essas articulações favorecem tanto uma nova percepção aos cientistas sobre os sindicatos quanto aos docentes filiados sobre o papel da entidade e suas formas de atuação, ao demonstrar que não se trata somente da luta salarial e por direitos, mas também, da defesa intransigente de aspectos que fortalecem a democracia numa sociedade, como o direito à educação científica verdadeiramente inclusiva e cidadã, que possa permitir a todas e todos o direito de desenvolver atividades científicas desde o ensino fundamental e de usufruir dos bens da produção científica e tecnológica das universidades, tidos como bens materiais úteis e acessíveis a toda a sociedade”, argumenta o professor.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp