APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Mais um ataque à educação

No Dia Internacional dos Professores/as e pesquisadores/as, o governo federal confisca praticamente todos os recursos que ainda restavam para as universidades e institutos federais pagarem suas despesas básicas (conta de energia, água, manutenção, serviços gerais, entre outros custos).
Com esse anúncio, o contingenciamento de verbas para as IFES chega a cerca de R$ 763 milhões somente este ano, e na prática, significa a impossibilidade dessas instituições honrarem seus compromissos e garantir a continuidade das atividades nas instituições até o fim do ano.

Serão milhões de trabalhadoras e trabalhadores terceirizados sem receber seus salários, de estudantes de graduação e pós-graduação prejudicados, além de também afetar a produção de conhecimento no ensino, pesquisa e extensão. E é justamente esse o projeto desse governo desde o início: excluir a população do orçamento do Estado, negar direitos básicos e tentar impedir o pensamento crítico e a produção científica, que sim, destrói mitos.

Na reta final, sabendo que as universidades são fortes sustentáculos da Democracia, o atual presidente ataca, mantendo sua marca autoritária e de inimigo declarado da Educação pública.

Mas continuaremos na resistência e, no dia 30 de outubro, vamos comemorar a vitória de outro projeto nas urnas, aquele que cria e amplia universidades e institutos federais por todo o país.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp