APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Memória viva – Apub recebe documentos sobre memorial da FAMED/UFBA

Na tarde de hoje, 08, a diretoria da Apub e o professor Joviniano Neto receberam uma cópia do material que documenta a criação do memorial da Faculdade de Medicina da UFBA. O professor aposentado José Lúcio de Farias e o servidor técnico-administrativo Ariston Mascarenhas trouxeram os documentos em nome da professora Maria José Rabello de Freitas.

A docente, hoje com 98 anos, é fundadora do curso de Arquivologia da UFBA e a principal responsável pela recuperação do acervo da biblioteca da FAMED do Terreiro de Jesus, no Pelourinho, e pela elaboração do Memorial de Medicina, criado em outubro de 1982, no reitorado de Luiz Fernando Macedo Costa, como parte das comemorações dos 150 anos da Faculdade de Medicina da Bahia. A realização também contou com a atuação da professora Zeny Duarte e uma equipe multidisciplinar coordenada por elas.

Ainda como fruto desse importante trabalho, foi lançado um livro pela EdUFBA sobre todo o processo de criação do memorial, após a comemoração dos 200 anos da Faculdade mais antiga do Brasil.

O Memorial é composto por mais de 5.300.000 páginas de documentos incluindo teses, pedidos de matrículas, pesquisas e experiências de gerações de cientistas, além de um patrimônio onde se destacam livros raros dos séculos XVI ao XIX, mais de 200 retratos de mestres pintados por famosos artistas baianos e mobiliário.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp