APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Mentira: Pesquisas nas universidades “são inúteis”

😤 O debate político no Brasil está contaminado por mentiras espalhadas por grupos que propagam ódio nas redes sociais com fins políticos ou a serviço de grupos econômicos.

🤥 Entre as fake news difundidas estão aquelas que difamam as universidades públicas, estimulando a ideia de que as pesquisas realizadas nas universidades públicas “não servem para nada”. Eles querem esconder da população que o trabalho de milhares de pesquisadores beneficia todo o conjunto da sociedade, e não apenas determinados grupos detentores de riqueza e poder.

🌍 Os resultados concretos da pesquisa realizada nas universidades públicas brasileiras são inúmeros e incontestáveis, já que elas são as principais impulsionadoras da ciência no Brasil (99% daquilo que é produzido em nosso país), estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a formação de profissionais altamente qualificados.

🤜🤛 Oito entre as dez instituições que mais registram patentes no Brasil são universidades públicas, e todos os setores se beneficiam destas pesquisas, incluindo agronegócio, produção de energia renovável, indústria química, saúde pública, medicina, construção civil, segurança etc.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp