APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub lamenta falecimento da professora Consuelo Pondé de Sena

CONSUELO PONDÉ DE SENA

Guardiã e protagonista da história

A Bahia, a Universidade e a APUB lamentam a morte física da professora, antropóloga e historiadora CONSUELO PONDÉ DE SENA ocorrida neste chuvoso 14 de maio. Hoje, no Instituto Geográfico e Histórico e, amanhã, às 8 horas, no Jardim da Saudade estamos nos despedindo dela.

Professora (aposentada) e Chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia; filiada, há 35 anos, a APUB; ex. Diretora do Centro de Estudos Baianos e, esta sua imagem final, conhecida de toda a Bahia, Presidente, há 20 anos, do IGHB, como seu grande símbolo e pilar.

Relembrar cargos diz pouco da grande personalidade de Consuelo. A maior guardiã da história da Bahia. Um exemplo: todos os anos, nos festejos de 02 de Julho, lembrava que era uma festa de origem popular, não oficial, oriunda de uma guerra na qual o povo participou. O IGHB sob sua direção sempre foi um espaço de pesquisa, reflexão e ação, no qual se comemora o passado e se discute o presente. Com Consuelo, o IGHB manteve-se como guardião e protagonista da história da Bahia. Quando lamentamos a morte de Consuelo Pondé de Senna, registramos que ela continuará, como professora e pessoa, nos inspirando.

APUB

Joviniano S. de Carvalho Neto

Diretor Social e de aposentados.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp