APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota da Apub em razão da suspensão dos serviços de alimentação na Unilab, Campus dos Malês

Nós, representantes da APUB Sindicato da Unilab, Campus dos Malês, viemos a público externar nossa preocupação e indignação diante da suspensão, no dia 25 de agosto de 2023, dos serviços de alimentação fornecidos no Restaurante Universitário pela ação unilateral da empresa JBL Comércio e Serviços. De acordo com as informações fornecidas pela Direção do Campus e por denúncia do corpo discente, a empresa já vinha descumprindo reiteradamente os termos do contrato, fornecendo uma alimentação de baixa qualidade e, muitas vezes, insuficiente para o número de pessoas que utilizam o serviço.

Apesar de compreender as grandes dificuldades vivenciadas pelas universidades públicas em relação à gestão dos contratos de alimentação, repudiamos um funcionamento cada vez mais precarizado dos serviços básicos para a manutenção das atividades acadêmicas.

Não é possível ter aula com fome! Nesse sentido, colocamo-nos solidárias/os aos/às estudantes do Campus dos Malês e a toda a comunidade acadêmica que necessita da alimentação oferecida no restaurante universitário.

Instamos a gestão superior da nossa universidade a tomar todas as medidas necessárias para garantir, de maneira emergencial e urgente, a segurança alimentar da comunidade.

Nesse sentido, consideramos fundamental que a reitoria, de forma imediata, garanta auxílio financeiro às/aos estudantes, a fim de que possam adquirir alimentos até o fim do processo de licitação da nova empresa que conduzirá o restaurante universitário. Além disso, entendemos que a gestão superior deva estabelecer articulação com os governos municipal, estadual e federal, no sentido de criar soluções conjuntas e imediatas.

Nos solidarizamos com os esforços incansáveis das docentes à frente da Direção do Campus e da Direção do Instituto de Humanidades e Letras, no sentido de garantir as condições de funcionamento das nossas atividades. Repudiamos todos os ataques que possam ser direcionados a essas trabalhadoras, que estão em uma luta árdua em busca de soluções concretas.

Ademais, manifestamos o nosso apoio aos encaminhamentos propostos pelo Conselho Gestor do Campus dos Malês (CONMalês), após reunião realizada no dia 28 de agosto de 2023, sobretudo, no que se refere à solicitação para a reitoria de instauração de um gabinete de crise com participação do Conselho Gestor do Campus.

Ressaltamos que o Sindicato segue atuando no sentido de garantir condições dignas de trabalho e funcionamento do Campus. Recentemente, diante da retirada do valor de 2 milhões de reais que seriam destinados à construção de salas emergenciais em pré-fabricado (conforme despacho no processo SEI nº 23804.000901/2022-65), prometidas pela reitoria em março de 2023, a representação sindical tem se organizado em prol da imediata reposição orçamentária, tendo em vista que o processo licitatório já havia sido iniciado. Um ofício foi assinado conjuntamente pelas seguintes entidades representativas: APUB, ASSUFBA, DCE e ASEA e entregue à reitoria, porém não obtivemos qualquer resposta.

Estamos em permanente luta pela melhoria das condições de trabalho da categoria docente, pelo pleno funcionamento e expansão da nossa universidade, em conjunto com todas as entidades representativas da nossa comunidade! Nos somamos às ações solidárias coletivas e estamos sempre em busca do fortalecimento do Campus dos Malês. Seguimos em luta!

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp