APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota de pesar: ex-deputado Luiz Alberto

A diretoria da Apub lamenta profundamente o falecimento de Luis Alberto Silva dos Santos, companheiro de luta em prol da democracia e do combate ao racismo, na manhã de hoje,13 de dezembro, aos 70 anos, na cidade de Lauro de Freitas.

Luis Alberto foi um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU), um dos mais relevantes movimentos de enfrentamento ao racismo do país. Também foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores na Bahia e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Sua carreira política inclui ainda a atuação como deputado federal em quatro mandatos, sendo o primeiro deles de 1997 a 1999 e os outros três consecutivos, de 2003 a 2015; atuou como Secretário de Promoção da Igualdade da Bahia em 2007 e 2008; e participou da equipe de transição do atual governo Lula. Atualmente, estava como assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia.

“A morte dele foi uma grande perda para os familiares e para o movimento negro, dado todo o histórico de luta. Foi bastante combatente e ativo durante toda a sua vida. Uma grande perda para o Brasil pela sua participação. Só temos a lamentar”, compartilha o familiar e professor de história da Unilab, Eduardo Estevam.

Foto: Divulgação/PT Bahia

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp