APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota em apoio às professoras e professoras municipais de Feira de Santana

APUB e PROIFES Federação vêm manifestar seu apoio às professoras e professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana – BA, covardemente agredidas pela guarda municipal a mando do prefeito, Sr. Colbert Martins (MDB).

Os profissionais da educação, com base em justa pauta de reivindicações, se dirigem à sede da prefeitura, requerendo do chefe do executivo a atenção a uma série de direitos que vêm sendo desrespeitados, como pagamento de precatórios do Fundef, reajuste salarial, licença prêmio e pecúnia, além de pagamento integral dos salários, entre outras demandas, mas em vez do justo acolhimento para escuta e negociação, recebem jatos de spray de pimenta e golpes de cassetete. Manhã seguinte, 1º de abril, as/os docentes retornam à sede da prefeitura e são uma vez mais agredidos com a mesma truculência e instrumentos de violência do dia anterior.

É inaceitável que professoras e professores, em justa e pacífica manifestação coletiva pelos seus direitos, sejam recebidos com qualquer atitude ou gesto que não o diálogo respeitoso e civilizado. Com sua conduta, o prefeito Colbert Martins expressa à população feirense não apenas seu descaso com a educação pública, no desrespeito às/aos docentes, como também sua incapacidade de conduzir-se de modo compatível com a ordem democrática e à altura da função pública que a população lhe confiou. No momento mesmo em que voltamos nossas atenções à memória dos tempos sombrios de arbítrio e autoritarismo que outrora nos oprimiu e ceifou a vida de muitos que lutaram pelas liberdades e democracia, APUB e PROIFES repudiam a violência do Prefeito Colbert, manifestam apoio irrestrito às/aos profissionais agredidos em seus direitos e integridade física, moral e subjetiva e exigem respeito e retratação.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp