APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Onde está meu filho? – CBV convida para lançamento do livro

O Comitê Baiano pela Verdade convida para o lançamento do livro “Onde está o meu filho?”, que conta a história do “desaparecimento” do estudante de Direito, líder estudantil e militante de esquerda, Fernando Augusto Santa Cruz Oliveira, empenhado na luta contra a ditadura militar.

Fernando Santa Cruz “desapareceu” junto com Eduardo Collier Filho (conhecido como Duda Collier), que estudava na Faculdade de Direito da UFBA e foi importante liderança no movimento estudantil baiano.
Os dois “desapareceram” no dia 23 de fevereiro de 1974 e até hoje não se sabe o paradeiro deles, embora haja indícios de que foram assassinados numa das casas clandestinas de tortura da repressão, da polícia da ditadura.
O livro “Onde está meu filho?” narra a desesperada luta de sua mãe, dona Elzita, que há quase quatro décadas vem procurando a resposta. Durante o lançamento do livro será exibido um filme de dona Elzita, que hoje tem 99 anos.
Será também oportunidade de fazer uma homenagem especial aos estudantes desta faculdade que, por diferentes motivos foram coagidos a abandonar os estudos, sendo que alguns entraram na clandestinidade e pagaram com suas vidas como foi o caso, além de Duda, de Dermerval Pereira e Rosalino Souza, ex-presidente do DA Ruy Barbosa, ambos mortos na Guerrilha do Araguaia.
O QUE: Lançamento do livro Onde está meu filho?
ONDE: Faculdade de Direito da UFBA – Rua da Paz s/nº – Graça
QUANDO: quarta-feira, 19/06, às 9:30 hrs
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp