APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Plenária Unificada deliberou o envio de manifesto contra o reordenamento dos IFs para o MEC

No dia 13/09, foi realizada uma Plenária Unificada para tratar sobre o reordenamento dos Institutos Federais proposta pelo governo Bolsonaro. A atividade, convocada pelo SINASEFE-IFBA e as seções IF Baiano e Guanambi, contou a presença de cerca de 80 pessoas e teve início por volta das 14h30, por conta da invasão dos(as) famigerados(os) haters – odiadores(as).

Após esse primeiro momento, em que os(as) haters foram banidos da sala de vídeoconferência, foi iniciada oficialmente a Plenária. Entre os participantes, estiveram presentes coordenadores(as) que compõem a atual gestão do SINASEFE-IFBA; a Diretoria SINASEFE Nacional representada por Carlos Magno, David Lobão e Elenira Vilela; da reitora do IFBA, Luzia Mota; a representante da APUB Sindicato e presidente da Frente Baiana de Educação, Ana Lúcia Góes; a representante da APUD, Celi Taffarel; e diretore de combate à opressão da AMES Salvador, Luz; o representante do DCE da UFBA, Arlindo Pereira; além das(os) servidores(as) filiadas(os), estudantes dos IFs e companheiras(os) que se irmanam na luta pela educação pública gratuita e de qualidade.

O debate aconteceu de forma qualificada, com reflexões contundentes sobre os impactos negativos que esse projeto de reordenamento trará para as(os) servidores públicos, estudantes e para educação brasileira. A representações sindicais e estudantis compartilharam seus anseios e temores e se organizaram na elaboração de um manifesto contra esse desmonte dos IFs. No encerramento da plenária, que está disponível em nosso canal do YouTube, todes, todos e todas as participantes gritaram pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

O manifesto foi construído pelo SINASEFE Seção IFBA, IF Baiano e Guanambi, Entidades do Movimento Estudantil do IFBA e IF Baiano e são subinscritos também pela APUB, ASSUFBA, ADUNEB, CUT, UNE, UEB e o DCE-UFBA.

Baixe aqui o manifesto.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp