APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Primeira reunião do Comando de Greve define Comissões e data da nova AG

Aconteceu esta manhã (01), das 9h às 12h, na sede da Apub, a primeira reunião do C0mando de Greve dos docentes da UFBA. Do encontro, participaram mais de 40 professores e professoras que discutiram as primeiras ações de mobilização do movimento. O Comando definiu as seguintes Comissões:

– Comissão de Ética: responsável por receber as demandas dos docentes sobre atividades já programadas que teriam prejuízos irrecuperáveis caso não aconteçam devido à greve. As solicitações dos docentes devem ser enviadas por escrito para avaliação da comissão.

– Comissão de Comunicação: responsável por elaborar documentos e divulgar informações sobre a greve. Responde pela comunicação do Comando com a reitoria, imprensa e Comando Nacional de Greve.

– Comissão de Mobilização: responsável por mobilizar a categoria, organizar aulas públicas, explicar o direito de greve. Implantar a greve nas unidades através do convencimento e sensibilização.

– Comissão de Finanças: gerir um Fundo de Greve (percentual dos recursos do Sindicato voltado para o movimento)

Os presentes destacaram a necessidade de consolidar a greve e dialogar com todos os seguimentos da universidade. “Neste primeiro momento precisamos chamar as pessoas para o debate político”, disse a vice presidente da Apub, Livia Angeli. Também foi abordado o caráter educador da greve e encaminhada a construção de um calendário de debates, atos e outras atividades que possam publicizar as razões da greve e promover a reflexão. Por fim, foi decidido que uma nova assembleia geral para avaliar o movimento será realizada no dia 09 de junho, às 14h30 na Faculdade de Arquitetura. Na pauta, Informes, Avaliação da greve e Encaminhamentos.

O Comando de Greve irá se reunir diariamente às 9h da manhã, inicialmente, na sede da Apub. Contatos podem ser feitos através do e-mail: comandodegreveufba2015@gmail.com

Mais atividades. Além da reunião do Comando de Greve,  houve outras atividades relacionadas ao movimento. Membros da diretoria da Apub estiveram em algumas unidades da UFBA, a convite dos docentes, para esclarecer sobre a assembleia do dia 28 e os encaminhamentos da greve. Pela manhã, houve passagem em Arquitetura e Enfermagem e à tarde em Letras e Comunicação. A presidente Cláudia Miranda, a diretora Luciene Fernandes e o diretor Joviniano Neto falaram sobre a necessidade de ampliar a participação e focar na unidade para a construção de um movimento forte. Hoje à tarde também aconteceu uma reunião entre Apub, Assufba e DCE para discutir uma agenda conjunta de atividades.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp