APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES e Andes debatem carreira docente na Universidade de Brasília

Na noite desta segunda-feira (28), o PROIFES-Federação e o Andes-SN estiveram na Universidade de Brasília (UNB) para esclarecer aos docentes os pontos defendidos por cada entidade sobre a reestruturação da carreira docente. O debate foi conduzido pelo presidente da Associação dos Docentes da UNB, Ebnezer Maurílio Nogueira da Silva.

Em sua exposição, o vice-presidente do Andes, Luiz Henrique Schuch, ressaltou a importância do encontro no atual cenário de negociação com o governo e de greve em algumas universidades.  Schuch apresentou, entre outros pontos, os fundamentos da proposta de reestruturação de carreira do Andes, as perspectivas para progressão, além da questão salarial e remuneratória dos docentes.

Por sua vez, o diretor do PROIFES, Gil Vicente, além das propostas, falou sobre os princípios para negociação levados à mesapara o governo, como exemplo de conceder ao EBTT os mesmos benefícios dirigidos à carreira do Magistério Superior, a paridade entre aposentados e ativos. Gil Vicente lembrou que a entidade tem reforçado a necessidade de equipar as carreiras das Instituições Federais de Ensino Superior com os da Ciência e Tecnologia.

Sobre greve, Gil Vicente explicou que o PROIFES aguardará até o dia 31 de maio, prazo que terminará oficialmente o Grupo de Trabalho formado para negociação. “O PROIFES cumprirá a sua palavra e não alterará o processo negocial em curso. Entretanto, já no próximo dia 03 de junho, o Conselho Deliberativo da entidade estará reunido para uma última análise das negociações e, após deliberação, consultará suas bases para que, por meio democrático, decidam quais medidas tomar”, disse.

Após as exposições, os professores presente fizeram perguntas às duas entidades sobre diversos pontos relacionados às propostas de reestruturação de carreira do Andes e do PROIFES.

Mécia Menescal
Assessora de Comunicação – PROIFES-Federação
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp