APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES-Federação participa do 4º congresso internacional da Jeduca

O PROIFES-Federação, representado por seu presidente, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato) participa do 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, organizado pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), que acontece de modo online, entre os dias 19 e 23 de outubro.

Esta edição tem por tema “O jornalismo de educação na pandemia – O que fizemos até aqui e como continuamos na retomada”, e a programação se divide em dois eixos: jornalismo e educação.  Brandão participa do debate com o tema “O que será das universidades federais pós-pandemia”,  no dia 22 de outubro, às 10h.

A mesa conta também com a participação do presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, e da jornalista Mariana Pezzo, mediada pelo jornalista Paulo Saldanha, e com transmissão pelo Facebook do PROIFES-Federação e do Jeduca. 

Confira a progamação completa aqui.

Convidados nacionais – como Flávia Lima (ombudsman da Folha de S.Paulo) e Fernando de Barros e Silva (Piauí), além de jornalistas das cinco regiões brasileiras – e internacionais (dos Estados Unidos, Nigéria e Uruguai) vão discutir temas como: a credibilidade da produção de notícias em tempos de coronavírus, o impacto da crise sanitária sobre o exercício da profissão, os desafios da cobertura das eleições municipais no atual cenário e a experiência de repórteres de outros países.

No pilar de educação, as mesas serão sobre assuntos em evidência no contexto da pandemia e seus efeitos sobre a vida escolar: desigualdades educacionais, o desafio da retomada das aulas e as lições que a pandemia pode deixar. Entre os destaques da programação está uma entrevista com os secretários de Educação Rossieli Soares (estado de São Paulo), Getúlio Marques Ferreira (Rio Grande do Norte), Renato Feder (Paraná) e Kátia Helena Schweickardt (Manaus – AM), realizada pela vice-presidente da Jeduca, repórter de educação e colunista do jornal O Estado de S.Paulo, Renata Cafardo.

Em uma das mesas internacionais, Antônio Gois, diretor da Jeduca e colunista do jornal O Globo, conversa com os jornalistas Adie Vanessa Offiong (Abuja, Nigéria), Leticia Castro La Diaria (Uruguai) e Daarel Burnette II (Education Week, EUA) sobre suas experiências na cobertura de educação durante os meses da pandemia em seus países. Em outra, Tatiana Klix, diretora da Jeduca e do Porvir, conversa com Sarah Garland, editora-executiva do The Hechinger Report, para entender como funciona o site de notícias independente, que há 20 anos cobre exclusivamente educação nos Estados Unidos.

Ao todo, o congresso é composto por oito sessões, das quais duas são mini-cursos (sobre dados e microdados na educação e sobre o novo Fundeb – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Todas elas contarão com tradução em Libras e as mesas internacionais terão legendagem.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Congresso: http://jeduca.org.br/jeduca2020/.

Serviço:

4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação

Quando: 19 a 23 de outubro

Como: Inscrições no http://jeduca.org.br/jeduca2020/

Quanto: Gratuito

Onde: Online

#jeduca2020 #jeduca #4.ºcongressointernacionaldejornalismodeeducação

Fonte: PROIFES-Federação/Com informações Jeduca

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp