APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES-Federação reúne Conselho Deliberativo para discutir conjuntura e ações para 2017

Discutir a conjuntura nacional de crise política e de ameaças à Educação Pública e estratégias de enfrentamento do PROIFES-Federação e sindicatos federados em relação às medidas que fortemente atacam os direitos dos trabalhadores e o serviço público, a exemplo das propostas de reformas Trabalhista e da Previdência. É com este objetivo que os membros do Conselho Deliberativo (CD) do PROIFES-Federação reúnem-se nesta sexta, 27, e sábado, 28, em Brasília, no Distrito Federal.

Durante a primeira reunião do CD em 2017, pelo menos duas matérias da pauta legislativa serão objetos de análise. A primeira é a reforma da Previdência, reunida na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, apresentada em dezembro do ano passado ao Congresso Nacional pelo governo de Michel Temer (PMDB) e que coloca em risco toda a estrutura de proteção social construída a partir da Constituição de 1988.

O Projeto de Lei do Executivo (PL) 6.787/16 também será objeto de análise dos conselheiros. Apresentada em regime de urgência, a reforma trabalhista retira direitos dos trabalhadores para baratear o custo da força de trabalho e prevê que as negociações, sem a participação de sindicatos, se sobreponham à lei. Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, projeto deve ser aprovado no primeiro semestre.

Na reunião também serão definidas as datas de realização dos próximos encontros dos Grupos de Trabalho do PROIFES-Federação, e ações conjuntas com entidades parceiras para o ano de 2017.

Com informações ADURN

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp