APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES recebe coordenação executiva da Conferência Nacional Popular de Educação

Nesta quarta-feira, 5, o PROIFES-Federação recebeu em sua sede em Brasília a Coordenação Executiva da Conferência Nacional Popular de Educação CONAPE 2018. A CONAPE foi criada em resposta à destituição do Fórum Nacional de Educação (FNE) realizada pelo governo Temer.

A reunião na sede do PROIFES contou com a presença vinte representantes de 16 entidades do setor da educação, além de assessores de parlamentares e dirigentes de centrais sindicais, representante de setores do movimento estudantil. O objetivo do encontro foi alinhar ações e procedimentos para a realização da CONAPE no primeiro semestre de 2018.

FNE

O Fórum Nacional de Educação (FNE) foi criado em 2010, com as atribuições de coordenar as conferências nacionais de Educação e promover a articulação das conferências com as conferências regionais, estaduais e municipais que as precederem. Outra função é acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação, estabelecido em lei sancionada em 2014, que fixa metas para melhorar a educação até 2024.

Entretanto, portaria publicada no dia 27 de abril excluiu o PROIFES e outras entidades representativas de segmentos essenciais como o campo, o ensino superior e a pesquisa em educação. O texto da portaria também estabeleceu que membros do colegiado devem disputar vaga, além de conceder à figura do ministro a atribuição de decidir quem ingressa ou sai da composição ativa do fórum.

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp