APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Mais uma rodada de negociação sem novidades

Representantes do Proifes e das entidades filiadas – APUB (Bahia), ADURN (Rio Grande do Norte) e ADUFC (Ceará) – se reuniram, nesta terça-feira (2), com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, em mais uma rodada de negociação. Os docentes das Ifes querem melhorias nas carreiras de Ensino Superior e do EBTT (Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico).

O Proifes defendeu a eliminação das classes de Auxiliar e Assistente, com o devido enquadramento destes docentes na classe acima e o correspondente aumento do piso. Duvanier se comprometeu em analisar a situação. O governo quer a inserção de mais uma no topo na carreira. Mas, durante o VII Encontro Nacional, os professores deixaram claro que não aceitam esta condição.

O secretário foi enfático ao dizer que a mesa de negociação terá que trabalhar com duas propostas específicas, uma emergencial, que atenda o prazo da Lei Orçamentária Anual de 31 de agosto, e outra que discuta, em médio prazo, as pautas divergentes entre as partes.

Outras questões levantadas pelos representantes da categoria foram a reposição salarial da inflação de 2010 e 2011, equiparação com a carreira de Ciência e Tecnologia e garantia da isonomia para os professores aposentados. Nova rodada está prevista para o próximo dia 9 de agosto, às 17h, para analisar os pontos consensuais e, assim, fechar uma proposta que seja contemplada na Lei Orçamentária Anual do próximo ano.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp