APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Projeto “Crianças na UFBA” promove tardes de brincadeira e solidariedade

Levar crianças e suas famílias para ocuparem os espaços da universidade. Resgatar as brincadeiras populares e incentivar o comportamento solidário e sustentabilidade. São esses alguns dos objetivos do projeto de extensão “Crianças na UFBA”. Criado em novembro de 2015, pelas professoras do Instituto de Psicologia Juliana Prates e Adriana Ferriz, o projeto acontece no primeiro sábado de cada mês, das 14h às 18h, quando crianças e suas famílias se encontram na Praça das Artes (campus de Ondina da UFBA) para brincar, ouvir histórias, música e participar de oficinas temáticas.

De acordo com Juliana Prates, a ideia surgiu durante uma atividade de greve no ano passado, organizada pela Faculdade de Educação na Praça das Artes, também voltada para o público infantil. “O projeto nasceu ali. Vimos como aquele espaço era subaproveitado”, explicou. Alguns princípios simples norteiam o projeto: não há regras rígidas na programação e as crianças são livres para escolher do que participar, não há venda de qualquer produto nem incentivo ao consumo, há estímulo à solidariedade e as famílias são incentivadas a levar lanches e brinquedos para compartilhar com as demais. Também existe uma preocupação com temas como reciclagem o contato com a natureza e valorização de brincadeiras populares, como a roda. “A ideia é, através do brincar, promover a interação das crianças com as famílias”, disse Juliana.

Inicialmente voltado para famílias de docentes e servidores da UFBA, o projeto vem crescendo e hoje é aberto para toda a comunidade. “Começamos com 30 crianças e, durante o Congresso da UFBA, tivemos 140”, aponta Juliana. As datas e programação são divulgadas através de uma página do Facebook; o próximo encontro já está confirmado para o dia 06 de agosto.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp