APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Relançamento de livro “Porque a Filosofia interessa à Democracia” terá palestra de Eunice Ostrensky

No dia 23 de agosto, a APUB promove a palestra “Democracia na era da desumanidade” da professora Eunice Ostrensky, docente em Teoria Política Moderna na Universidade de São Paulo, às 10h. O evento será transmitido ao vivo no canal do sindicato no Youtube.

O tema da palestra é título de um capítulo escrito pela docente no livro “Porque a Filosofia interessa à Democracia”, organizado pelo professor Waldomiro José Filho, titular da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

O evento marcará também o relançamento da obra, que reúne ensaios acerca da contribuição da Filosofia para as reflexões sobre Democracia na contemporaneidade, a partir de diferentes abordagens. Assim, a própria obra busca somar, trazendo diversidade de pensamento, para esse debate atual sobre as crises e destinos da democracia brasileira.

Para a APUB, a discussão do tema é sempre fundamental, mas na atual conjuntura do país, é ainda mais urgente. “Nesse cenário de avanço do autoritarismo e da extrema direita, o que está em risco é o futuro do Brasil, na medida em que a democracia é condição para a reconstrução do país e para a organização da sociedade na defesa dos interesses da maioria, após tanta perda de direitos e o aumento da violência contra mulheres, afrodescendentes, população LGBTQIA+, povos originários e outros grupos”, afirma Fernanda Almeida, diretora do sindicato.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp