APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub participa de reuniões nos departamentos da UFBA

Apresentar as metas e propostas sobre temas relevantes para o movimento docente, conhecer as demandas, receber opiniões, críticas e sugestões, fomentando o diálogo. Este é o objetivo da diretoria da Apub Sindicato nas reuniões de departamento da UFBA. Já foram visitados os departamentos de Construção e Estrutura (Escola Politécnica), a Congregação do Instituto de Saúde Coletiva e os três da Faculdade de Farmácia, com ampla representação. Em abril, as visitas seguem nas unidades de Ciência Contábeis e Nutrição.
Durante as conversas, os professores reconheceram a importância da iniciativa da diretoria em utilizar este espaço para ampliar as relações com a base. Em geral, os professores reclamaram a ausência de instrumentos de avaliação do trabalho docente, que dê conta da modernização dos processos de ensino e pesquisa. Eles afirmaram que muitas vezes não se sentem contemplados pelos mecanismos vigentes.
Os professores pontuaram também a necessidade de a Apub atuar tendo em vista as diversidades em cada campus da instituição de ensino, cuja realidade é de multiuniversidade, reconhecendo essas diferenças e conhecendo as demandas. Para isso, salientaram que é preciso ampliar a capacidade de diálogo.
Outro ponto em questão durante os encontros foi a tripla jornada vivida por muitos docentes que atuam no turno da noite. Eles querem a manutenção das atribuições desde que recebam adicional noturno. Outro grupo questionou a discrepância na remuneração entre os doutores Adjunto e Associado e cobrou mais valorização em relação à titulação.
Em relação ao assunto da hora para os servidores públicos federais: o Funpresp, o corpo docente pediu a distribuição de cartilhas sobre o tema, bem como atendimento direto para dirimir dúvidas sobre as novas regras da aposentadoria.
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp