APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Senado aprova PEC 55 em primeiro turno; manifestantes são reprimidos

Ontem (29) foi um dia de intensa mobilização em Brasília, onde caravanas de várias partes do país foram protestar contra a PEC 55 (antiga PEC 241) que impõe um teto para os gastos públicos por 20 anos e foi aprovada, em primeiro turno, no Senado (veja aqui como votaram os senadores). A Apub e o PROIFES-Federação participaram dos atos – que foram reprimidos com balas de borracha e gás lacrimogênio pela polícia militar.

A caravana da Apub, composta de docentes e estudantes, saiu no dia 28/11 de Vitória da Conquista. Eles estiveram no protesto em frente ao Ministério da Educação. Logo após, houve concentração no Museu Nacional e caminhada até o Congresso. De acordo com o PROIFES, 20 mil pessoas, entre professores/as, estudantes, representantes de movimentos sociais e demais trabalhadores/as estiveram no protesto.

WhatsApp Image 2016-11-30 at 06.26.57 proifes

Houve violência diante do Congresso quando, segundo informações da Mídia Ninja, cerca de 300 policiais do batalhão de choque, ronda motorizada e cavalaria da PM reprimiram os/as manifestantes, mesmo os/as que se comportavam pacificamente. O site Esquerda Diário reuniu vídeos e imagens da atuação policial, veja aqui.

gas jornalistas livres gas midia ninja

Com informações do PROIFES-Federação, Mídia Ninja e Carta Capital
Fotos: Mídia Ninja, Jornalistas Livres, PROIFES e Apub

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp