APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Hoje, 6 de agosto, a Apub completa 45 anos

A Apub Sindicato completa 45 anos de fundação nesta terça-feira (06/08). A entidade nasceu em plena ditadura militar, após a polícia invadir a Faculdade de Economia da UFBA, em 1968. Foi realizada uma reunião na Reitoria por um grupo de professores que viam a necessidade da defesa da categoria e criou-se uma comissão de formação, com 13 membros. A assembleia de constituição aconteceu em 6 de agosto do mesmo ano, na qual foi construído o Estatuto da Associação de Docentes.

No entanto, as atividades da entidade não vingaram, cessando quatro meses depois. A Apub foi retomada em 1977, quase dez anos mais tarde, com a formação de nova chapa. Assim, efetivamente ganhou fôlego no ano seguinte, porém, sem a maior parte das pessoas que participaram do primeiro momento, e não parou mais. Desde a fundação, a Apub está instalada na mesma casa número 49 da rua Padre Feijó, no Canela, antiga sede do SNI (Serviço Nacional de Informações), organismo de apoio ao regime militar.

Transição

De associação, seção sindical da Andes, até sindicato local, 16 diretorias regeram a entidade. Desde a transformação, em 2010, apenas dois grupos estiveram à frente da Apub: a diretoria 2010-2012 e a atual, que intensificou a agenda política do Sindicato, com a realização de debates sobre diversos temas. Não só relativos a assuntos fundamentais para a categoria, mas também outros mais amplos de interesse da sociedade civil baiana.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp