O CECUT-BA vai eleger a nova direção para os próximos 4 anos. Hoje, às 19h, tem abertura oficial do evento no auditório principal do Real Classic Bahia Hotel, Pittuba, Salvador-BA
A Central Única dos Trabalhadores na Bahia começa hoje (14) o seu 16º Congresso Estadual com o tema: “Luta, direitos e democracia que transformam vidas” onde as delegadas, delegados e observadores inscritos vão participar das mesas de debate, análise de conjuntura e no último dia, eleger a nova diretoria para o ciclo dos próximos quatro anos.
São dirigentes sindicais vindos das diversas localidades no estado, além da capital e região metropolitana, representado as categorias de trabalhadores e trabalhadoras vinculados à central sindical. O credenciamento começa às 14h e vai até às 18h.
O momento é de unidade e nos últimos anos a classe trabalhadora tem passado por inúmeros ataques que impactaram negativamente em politicas de desenvolvimento e inclusão social para fins de diminuição da desigualdade social.
A pandemia da COVID-19 ceifou mais de 700 mil brasileiros e brasileiras e impulsionou que grandes empresas modificasse em muitas frentes as formas de mediação das relações de trabalho, geração de emprego e renda na Bahia, no Brasil e no mundo, afetando a economia.
Os delegados e delegadas coletivamente nesse congresso vão construir uma agenda de lutas que irá dar solidez para a futura gestão da Central Sindical no estado.
“Vamos fazer um grande congresso estadual. Pegamos um período desafiador em todas as esferas, seja diante dos governos, da necessidade de lidar com novas tecnologias, com a pandemia da COVID-19, temos um balanço positivo. Agora é hora de pensar o futuro com os aprendizados desses últimos 4 anos a frente da CUT Bahia”, afirma Leninha, presidenta da CUT- Bahia
Abertura Oficial
O evento terá a abertura oficial às 19h com a presença confirmada do Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, parlamentares do legislativo estadual e municipal, senado, secretários/as de estado, representação dos movimentos sociais e populares, lideranças políticas, presidentes/as das centrais sindicais, CTB, UGT, Força Sindical e Nova Central, dentre outras autoridades que caminham juntos com a pauta do conjunto da classe trabalhadora.
Já na terça-feira (15) começam os trabalhos de análise de conjuntura, leitura do regimento do congresso, trabalho em grupo, aprovação de resoluções, entre outras atividades pensadas para o próximo período da gestão e que são prioridades para fortalecer a classe trabalhadora com as históricas bandeiras de luta da CUT.
Os delegados e delegadas estão em fase de preparação rumo ao Congresso Nacional (14º CONCUT) que será realizado em São Paulo entre os dias 19 e 22 de outubro. Nesses encontros estaduais é também lembrado dos 40 anos da central com o lema, “40 anos de existência e de luta em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil”. A CUT é a maior central sindical da américa latina.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
14 DE AGOSTO – SEGUNDA-FEIRA
14:00 às 18:00 – Credenciamento dos Delegados/Titulares –
19:00 às 21h- Abertura Política do 16º CECUT Bahia:
a) Composição da Mesa:
CUT Bahia /CUT Nacional / Governador Jerônimo Rodrigues /Representantes das Centrais / Parlamentares/ Senador/ DIEESE / Outros convidados;
b) Homenagem para alguns dirigentes sindicais (com entrega de placa comemorativa com os 40 anos da CUT).
21h Às 22h -Confraternização – Atividade Cultural.
15 DE AGOSTO – TERÇA-FEIRA
08:00 – Inicio de credenciamento de titulares
9:00 às 11:00 – Análise de Conjuntura (Internacional – Brasil, Bahia).
11h às 12:30 – Primeira Mesa: Eixo Temático: Fortalecimento do sindicalismo cutista. Valorização da negociação coletiva e atualização da organização sindical
12:30 às 14:00 -Almoço
14:00 às 14:30 – Leitura e aprovação do regimento do CECUT-BA
15:00 – Início de credenciamento de SUPLENTES.
14:30 às 16:00 – Segunda Mesa: Eixo Temático 02: Protagonismo da CUT na reconstrução do Brasil, da democracia, dos direitos e da soberania
16:00 às 17:30 – Terceira Mesa: Eixo Temático 03: Intervenção da CUT na reconstrução do desenvolvimento econômico sustentável e combate à desigualdade
17:30 às 19:00 – intervalo/jantar
19:00 – Confraternização dos Participantes – Festival de Música Autoral CUT- BAHIA Atividade Cultural (Apresentação da Banda)
16 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA
08:30 às 09:30 – Balanço Político da CUT Bahia
9:30 às 11:00 – Grupos de Trabalho Temático:
Agricultura Familiar e Territórios de Identidade;
Seguridade, Meio Ambiente e Saúde;
Sexualidade e Políticas Públicas para as Mulheres;
Terceirização e Precariedade das Relações de Trabalho;
Organização no Serviço Público;
Juventude e Políticas Públicas;
Etnia e Políticas de Promoção da Igualdade.
11h às 12:30h – Apresentação, Debate e Aprovação dos Trabalhos de Grupo.
12:30h às 14h -Almoço
14:00 às 14:30– Síntese dos trabalhos – PLANO DE AÇÃO
14:30 às 15:00 -Escolha dos Delegados (a) ao 14º Congresso Nacional.
15:00 às 15:30 – Eleição da Nova Diretoria da CUT-Bahia para o Triênio 2024-2026.
Apresentação e Aprovação de Moção
15:30 – Avaliação e Encerramento do 16º CECUT Bahia.
Fonte: CUT-BA