Na manhã de quarta-feira (29), o PROIFES-Federação esteve presente em audiência pública no Senado Federal para discutir “O movimento grevista dos professores federais”. Também participaram do debate Marinalva Oliveira, presidente da Andes, Daniel Iliesco, presidente da UNE, José Almiran Rodrigues, diretor da Fasubra e Elane Mafra, representante do Sinasefe e Amaro Lins, Secretário da SESu/MEC.
A audiência foi requerida pelas senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e Ana Amélia (PP/RS), e contou com a presença dos parlamentares Angela Portela (PT/RR), Paulo Paim (PT/RS), Cristovam Buarque (PDT/DF), Cássio Cunha Lima (PSDB/PB) e Eduardo Suplicy (PT/SP).
O secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Amaro Lins, representou o Ministro da Educação e respondeu aos questionamentos das entidades e senadores sobre o processo negocial que culminou na assinatura do termo de acordo que será encaminhado como Projeto de Lei ao Congresso Nacional.
Em sua exposição, a presidente da Andes pediu novamente a reabertura das negociações e tentou explicar o porquê da entidade ainda manter a greve, apesar de 30 das 35 entidades representativas dos servidores públicos federais já terem firmado acordos o e voltarem à ativa, mesmo com um reajuste de apenas 15,8%, bem inferior ao acordo firmado pelos docentes universitários em 3 de agosto. Leia Mais…