😢 Desde a posse de Jair Bolsonaro, a ciência brasileira vem sofrendo com ataques, descaso e redução de investimentos. A pedido do ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente sancionou uma lei que cortou 92% do orçamento para ciência e tecnologia (mais de R$ 600 milhões).
✖💰 A maior parte do valor que foi cortado seria destinado a bolsas de apoio à pesquisa e a projetos já agendados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
🧬🔬 A medida ameaça todo o setor responsável pela ciência, tecnologia, pesquisa e inovação, colocando em risco o próprio futuro do Brasil, pois os recursos destinados a essas áreas são investimento, não gasto.
😫 Apenas na Bahia, pesquisadores de seis instituições federais de ensino superior (UFBA, UFRB, UFSB, UFOB, UNILAB e IFBA) serão diretamente afetadas pelo corte.
😡 Os países que alcançaram os maiores patamares de desenvolvimento e qualidade de vida investem peso na produção científica e tecnológica.
😬 Até mesmo o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que parece continuar no espaço, voltou à Terra para dizer a medida era “falta de consideração”. No mínimo, senhor ministro, no mínimo…