😤 O presidente Jair Bolsonaro, seus apoiadores extremistas e parte das elites brasileiras defendem a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) como parte de sua estratégia mais ampla de privatização dos serviços públicos no Brasil (ou destruição daquilo que eles não consideram lucrativo para eles mesmos).
💰 Esses setores, ligados apenas aos interesses das camadas mais ricas da sociedade, usam o falso argumento de que a iniciativa privada tem mais condições de atender a população do que o Estado. Na verdade, querem se apropriar das funções estatais apenas para enriquecer.
Um estudo da Confederação Nacional da Indústria mostrou que de 1999 a 2019 os serviços passados para a iniciativa privada tiveram, em média, aumentos superiores à inflação oficial do período. 📈
🤡 Em muitos casos o aumento foi 100% maior do que a inflação do período.
Além de caros, a população passou a receber serviços de pior qualidade, dificultando seu acesso a direitos como educação, saúde e assistência social. Não há garantia de concorrência nem diminuição da corrupção.
🗣️ Cuidado com fake news. Para construirmos um futuro com mais igualdade e justiça social, é preciso defender o serviço público!