APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

APUB participa do II Congresso Internacional: A Universidade como Direito – Perspectivas do Sul

Entre os dias 13 a 15 de 2023 aconteceu o II Congresso do Conadu, nas cidades de La Plata e Buenos Aires. O tema do congresso não poderia ser mais atual: a Universidade como direito.

A Apub sindicato enviou uma delegação de professores/as que participaram ativamente das discussões, dentre elas a integração da educação da América Latina, que deve lutar pela universidade pública e pela educação como um direito fundamental.

As professoras Bárbara Coelho (ICI/diretora Apub), Fernanda Almeida (Creche Ufba/diretora Apub), Raquel Nery (Faced/PIBID Ufba), Silvia Leite (Faced/GT Educação Apub) e o professor Jailson Alves (IQ/, diretor Apub). “Nossa relação com a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) e com as demais organizações da Educação é de suma importância para avançar nos direitos ao acesso à educação e contra a privatização do setor. “Avalio que tivemos uma  importante participação, tanto da APUB, quanto do PROIFES, no II Congresso Internacional da Universidade Nacional da Cidade de La Plata, na Argentina. Foi um evento organizado pela Federação Nacional dos Docentes Universitários (CONADU) e pela Internacional da Educação (IE). Merece destaque o esforço para discutir a universidade como direito, pública e gratuita em uma perspectiva a partir do Sul Global. O evento articulou discussões ao mesmo tempo acadêmicas e sindicais que se debruçaram sobre as investidas do grande capital na ânsia pela mercantilização e privatização da educação e identificamos a necessidade de empreendermos esforços no sentido de fortalecer a rede de produções de pesquisas na América do Sul, estabelecendo o início/continuidade de diálogos promissores. Por fim, acredito que, ninguém melhor do que nós, docentes e pesquisadores, para traçarmos planos, projetos e parcerias que fortaleçam a educação pública, gratuita e de qualidade na América Latina”, finalizou a professora Fernanda.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp