No próximo dia 04 de novembro, a Apub relembra as vítimas da Ditadura Militar. A data é em memória do assassinato do militante revolucionário, baiano, negro e ex-estudante da Universidade Federal da Bahia, Carlos Marighella. O evento acontecerá às 18h30, no auditório da Escola Politécnica da UFBA, e contará com a presença dos ex-diretores da Apub e militantes pela memória e justiça pelas vítimas dos militares, Joviniano Neto e João Augusto Rocha, que estavam na direção do sindicato no momento de redemocratização política do Brasil.
Durante a atividade, será exibido o documentário “60 Anos do Golpe Militar”, com direção de Jailson Alves, diretor de comunicação da Apub Sindicato e também do PROIFES-Federação. O documentário conta com entrevistas de diversos pesquisadores e militantes da época, como João Augusto Rocha, Emiliano José e Arany Santana. A obra faz a conexão entre o período conhecido como Ditadura Militar e a tentativa de golpe no 08 de janeiro de 2023.
Após a exibição do documentário, acontece o lançamento do livro do professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, militante, jornalista, ex-deputado estadual e federal militante Emiliano José, com o título “Zanetti: o Guardião do óleo da lamparina”. José Carlos Zanetti, falecido em março de 2022, foi militante preso e torturado pelo regime militar. O título do livro faz menção ao pensamento do teólogo Leonardo Boff, de que a lamparina guarda sonhos e seu óleo é o que mantém o fogo aceso – os sonhos vivos.