No último sábado (26), a diretora financeira da Apub, Fernanda Almeida, e Raquel Nery, diretora do PROIFES-Federação, estiveram presentes em mais um Programa do Trabalhador, apresentado por Ranieri Alves. Na ocasião, as diretoras destacaram algumas recentes vitórias conquistadas pelo Sindicato para a categoria docente, sendo elas a respeito do andamento dos processos de progressões/promoções da carreira docente e avanço nas condições de trabalho na carreira EBTT.
A respeito da a portaria 663/2024 da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP) , Raquel explicou que “a boa notícia da publicação desta portaria é que ela reconhece os efeitos financeiros retroativos à data do interstício para as progressões/promoções acumuladas (exceto promoção para titular), em nossa carreira. A cada há dois anos o/a professor/a avança na carreira e junto a isso existe o direito de haver um ajuste financeiro, o que não estava acontecendo caso não houvesse um processo feito, previamente. Agora um parecer da Procuradoria Geral da União esclarece os efeitos que se dão a partir desse intervalo, autorizando a PRODEP a revisar que possível pedidos daqueles que foram prejudicados durante esse tempo”.
Sobre a carreira EBTT, Fernanda comemora: “tivemos uma excelente conquista na Mesa Nacional de Negociação permanente, os docentes EBTT dos Institutos Federais de educação básica deixaram de vez de serem obrigados a realizar o registro de frequência através de ponto eletrônico. Isso era uma aberração, visto que não se pode haver distinção de tratamento, entre carreiras dentro da mesma categoria”. Essa também era uma pauta que a Apub protagonizou ao cobrar sua resolução nas negociações com o Governo, sendo assim, uma grande conquista para a categoria.