A Violência Política de Gênero foi pauta de Audiência Pública promovida, na última terça-feira (10), pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Assembleia Legislativa da Bahia, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). A Apub Sindicato participou dos debates representada pela diretora administrativa Bárbara Coelho (ICI UFBA). Proposto pela deputada Fabíola Mansur (PSB) e pela secretária da SPM, Neusa Cadore, o evento celebra o primeiro aniversário da PEM e faz parte da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Representações de sindicatos, movimentos sociais, além de representantes de mandatos de vereadoras e deputadas lotaram o auditório.
Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a audiência foi aberta pelo presidente do colegiado, deputado Robinson Almeida (PT), e contou ainda com a assinatura de um Protocolo para fomentar a atuação coordenada dos órgãos integrantes do Sistema de Segurança Pública do Estado da Bahia no enfrentamento aos crimes de violência política de gênero durante e após o período eleitoral.
A professora e diretora administrativa da Apub, Barbara Coêlho compôs a mesa juntamente com a Secretária de Política para Mulheres, Neusa Cadore; a deputada estadual Soane Galvão (PSB); a deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD); a delegada geral da Polícia Civil da Bahia Heloisa Brito; o Dr. Nelson Gaspar representando a Secretaria de Segurança Pública da Bahia; o procurador regional eleitoral Cláudio Gusmão; a defensora pública Cristina Ulm; e a deputada estadual Olívia Santana. Estiveram presentes também deputados estaduais e vereadoras de diversas cidades da Bahia.
A deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher, Fabíola Mansur, apresentou a prestação de contas do primeiro ano da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Deputados da Bahia. Foram apresentados dados de denúncias e queixas para apuração e encaminhamento e também para apoio psicológico, social e jurídico. Foi assinado também um Acordo de Cooperação Técnica entre a ALBA, a Polícia Civil da Bahia, a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, a Ouvidoria da Mulher do TRE-BA, e a Procuradoria Regional da Bahia.
Em sua apresentação, a diretora da Apub dissertou sobre o uso de inteligência artificial na perspectiva da violência política de gênero. “Foi uma manhã muito gratificante com inúmeras mulheres que puderam se expressar e contar suas histórias e suas atividades na luta contra violência política de gênero”, concluiu a professora Barbara Coêlho.