Gestão “Apub que Abraça”, eleita para Biênio 2024-2026, tomou posse durante assembleia realizada hoje (21/12)
Eleita na maior mobilização eleitoral da história da Apub Sindicato em seus 56 anos, a diretoria “Apub que Abraça” assumiu a gestão do sindicato na manhã deste sábado (21/12). A Assembleia de posse dos eleitos para Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes da Apub foi realizada na sede do sindicato, com a presença expressiva de filiados e filiadas, além de parlamentares, dirigentes sindicais, da comunidade acadêmica e representantes de movimentos sociais.
A atividade foi aberta pela ex-presidenta, Clarisse Paradis, que mencionou a alegria pela plena recuperação da professora Marta Lícia, presidenta eleita pela “Gestão Tecendo o Amanhã”, que estava afastada por questões de saúde. Ao passar o bastão para a atual gestão, Clarisse foi homenageada pela nova presidenta do sindicato: “Meu reconhecimento e gratidão pela bravura, lealdade e perseverança em dias tão difíceis. Seguimos adiante, a novos desafios, com as bençãos de Pagu!”, afirmou Raquel.
Durante o discurso de posse, Raquel Nery falou sobre os desafios do sindicato para o próximo período, da importância do diálogo e da diversidade, que é princípio essencial da própria universidade, reafirmando, ainda, o papel da Apub como “sindicato de docentes”.
“Esta diretoria foi eleita a partir de um programa em que se reconhece o desafio de integrar a luta de todas as gerações de professoras e professores […]. Essa Apub que Abraça continuará sendo um sindicato enraizado no substrato complexo de suas IFES e suas múltiplas culturas, todas abrigadas sob o manto da democracia, esta sim o dado inegociável e a condição mesma de nossa existência, de nossos labores universitários, da nossa liberdade de ser, pensar e agir sobre o mundo”, afirmou.
Segundo Raquel, a atual conjuntura política e econômica, na qual a democracia permanece ameaçada, exige do sindicato articulação e diálogo com todas as forças políticas interessadas no desenvolvimento da “ciência e tecnologia, da arte e da cultura”. “Capacidade de dialogar com os que compreendem o valor da liberdade, dos direitos humanos e da construção do bem comum pelo enfrentamento às iniquidades sociais, pela observação contínua dos direitos humanos, pela atenção à emergência climática e a busca de soluções em que todos sejam considerados”, defendeu.
A nova diretoria da Apub é composta por Raquel Nery (presidenta); Barbara Coêlho (vice-presidenta); Renato Francisquini (administrativo); Auristela Felix (financeira); Márcio André dos Santos (acadêmico); Marco Cerami (comunicação e cultura) e Marcos D’Aguiar (social e de aposentados). Já o Conselho Fiscal é composto por Sílvia Lúcia Ferreira; Maria de Nazareth Viana e Liliane Conceição de Jesus (titulares) e João Augusto de Lima Rocha e Antônio Virgílio Bastos (suplente).
A mesa contou com a presença do vice-reitor da UFBA, Penildon Silva; Flavio Alves da Silva, vice-presidente do PROIFES – Federação; Antônio Bonfim, da Assufba; Moacir Cruz (Centro Acadêmico Ruy Barbosa – CARB); Lucila Correia, da CUT; e Laís Santana, presidenta do Conselho Estadual de Juventude. Também participaram as vereadoras Marta Rodrigues e Aladilce Souza, a deputada estadual Olívia Santana e a deputada federal Alice Portugal.