Nessa semana de retomada das atividades acadêmicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o início do semestre 2025.1, a APUB Sindicato tem participado dos seminários integrativos de diversas unidades. Na manhã de hoje, a presidenta da APUB, professora Raquel Nery, marcou presença em dois encontros que marcam o início do novo semestre letivo da UFBA: no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), foi realizado o VII Seminário Integrativo do Instituto Multidisciplinar de Reabilitação e Saúde (IMRS).
Em sua fala, a professora Raquel abordou questões da conjuntura política do país e a necessidade de luta por orçamento, bem como a relação entre universidade e democracia. Os membros do movimento estudantil presentes endossaram a fala, relacionando-a às conquistas e desafios do Instituto.
Na sequência, a professora Raquel fez participação na Semana de Acolhimento da Faculdade de Educação, onde falou sobre o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no qual já atuou como coordenadora institucional. A professora sugeriu ao público presente, composto em sua maioria de estudantes recém-ingressos na universidade, a conhecer o PL 3970/2021, que converte o Programa em programa de Estado, estabilizando-o e protegendo-o das variações que mudanças de governo eventualmente possam provocar. – Finalizou sua participação com um convite: “Tenham alegria de ser professoras da educação básica!”.



Inteligência Artificial na formação Acadêmica
Também como parte da programação VII Seminário Integrativo do IMRS, na tarde desta terça-feira (25/03), a vice-presidenta e pesquisadora em ciência da informação, Barbara Coêlho, realizou palestra sobre a ‘Aplicabilidade da IA na formação acadêmica’. Na apresentação, foi destacado a necessidade de uma política de regulamentação do uso da I.A no Brasil e o impacto negativo ao meio ambiente.
“A APUB percebe que se é uma demanda da Universidade, tanto dos professores quanto dos estudantes, enquanto Sindicato de professores, entendemos que também devemos ter a preocupação de pôr em pauta essa reflexão”, ressaltou Barbara, que pesquisa o assunto há 10 anos.
A vice-presidenta da APUB participou, ainda, na tarde de ontem (24/03), da abertura do evento semestral de integração do Instituto de Biologia, o “2º Integra IBIO”.





