As frequentes espionagens de governantes, empresas e cidadãos, denunciadas de forma recorrente por sites como o Wikileaks, estarão no centro do debate Vigilância planetária e redes tecnológicas, que acontecerá no dia 20 de março de 2017, a partir das 19 horas, auditório da escola Politécnica da UFBA como parte das Polêmicas Contemporâneas promovidas pela Faculdade de Educação da UFBA, sob a coordenação do professor Nelson Pretto..
Os convidados Sérgio Amadeu da Silveira, professor da Universidade Federal do ABC, Kimberly de Aguiar Anastácio, do Instituto Beta: Internet & Democracia, de Brasília, e o diretor do IHAC/UFBA, Messias Bandeira, apresentarão resultados de pesquisas sobre o crescimento do vigilantismo no mundo, a segurança dos dados pessoais na rede internet, a ação das grandes corporações na mineração de dados, a proliferação de drones espiões e de guerra, entre outras tantos importantes aspectos da questão.
Messias Bandeira,professor e diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC/UFBA), doutor em comunicação, pesquisador da cibercultura. Foi pesquisador visitante da New York University (Departmento de Media, Culture, and Communication). É o criador e coordenador do Digitalia – Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital e coordenador do Observatório Estadual de Economia Criativa-Bahia.
Polêmicas Contemporâneas
A disciplina denominada Polêmicas Contemporâneas recebe alunos de todos todos os cursos de graduação com o objetivo de discutir temas candentes que contribuam com uma formação mais amplas dos futuros profissionais diplomados pela UFBA. É aberta à participação da sociedade sem necessidade de pagamento ou inscrição.
É uma atividade promovida pelo Departamento II da Faculdade de Educação em conjunto com a Escola Politécnica da UFBA e com apoio da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Secretaria Regional da Bahia).
Os debates são transmitidos ao vivo em áudio e vídeo pela internet pela Rádio Faced Web/Rádio Web Poli e pelo Canal Polêmicas que podem ser acessados através da página http://www.polemicas.faced.ufb
São usados intensamente as redes sociais, entre as quais Twitter, Identi.ca (@polemicas_ufba), Facebook, Instagram, Diáspora, entre outras (#polemicas_ufba) e a participação pode ser dar através do chat de Polêmicas em http://bit.ly/chatPolemicas.