APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Adufrgs e Proifes promovem conferência livre para debater retrocessos da EC 95

Os impactos da Emenda Constitucional 95 na educação e pesquisa serão o tema da Conferência Livre organizada pela Adufrgs-Sindical e Proifes-Federação na quinta-feira, 3 de maio, na sede da Adufrgs, em Porto Alegre.

“O congelamento dos investimentos em Educação nos próximos 20 anos vai provocar o colapso da educação pública e da pesquisa no Brasil”, alerta Lúcio Vieira, vice-presidente da Adufrgs. “Vamos mostrar em números o tamanho do retrocesso da EC 95 para o país”.

Conferência Nacional Popular de Educação 2018

A conferência livre faz parte da programação da Conape, que vai debater entre 24 e 26 de maio, em Belo Horizonte, o Plano Nacional de Educação e os efeitos dessa nova legislação. “Nessa conferência livre vamos reunir diversas entidades ligadas à temática e, mais do que denunciar as gigantescas consequências da EC 95, vamos começar a construir soluções para a crise pela qual o Brasil passa. Entre todas as saídas, apontamos como mais urgente convencer o parlamento brasileiro a revogar a EC 95”.

Lúcio afirma que a solução para a crise está, certamente, no investimento em educação e pesquisa, ou seja, no investimento capaz de gerar novos conhecimentos e saídas, gerar autonomia. “A EC 95 faz o contrário: corta o investimento em educação e pesquisa, o que paralisa o desenvolvimento, aprofunda a crise e aumenta a dependência do Brasil a outros países. É puro retrocesso”.

Serviço:

Emenda Constitucional 95: o colapso da pesquisa e da educação no Brasil

Data: 3 de maio (quinta-feira)

Horário: 8h30

Local: Auditório da Adufrgs-Sindical (Rua Barão do Amazonas, 1581, Partenon, Porto Alegre/RS)

Contato para imprensa: Manoela Frade (51 99913 5010/ 99880 0807)

Programação

8h30 – Abertura com Proifes, Adufrgs, FNPE

9h – Palestra do Dr. Gil Vicente (UFSCAR/Proifes) – Os impactos da EC 95 nas Universidades e Institutos Federais, seguida de mesa-redonda com Andifes, Conif e reitores da UFRGS, UFCSPA, IFRS, IFSul

10h45 – café

11h – Mesa-redonda: Os impactos da EC 95 para a pesquisa científica no Brasil com ABC, SBPC

12h – Mesa-redonda: Os impactos da EC 95 para a formação profissional nas IFES com UNE, UEE, UBES, Adufrgs, Proifes e FNPE

13h30 – Encerramento com lançamento do manifesto em defesa das IFES e pesquisa no país

Fonte: Adufrgs Sindical

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp