APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Aposentados: reconhecimento e participação

Aposentados: reconhecimento e participação
Aposentados: reconhecimento e participação

No dia 24 de janeiro, comemoramos o dia da previdência social e o dia nacional dos aposentados. A data relembra a Lei Eloi Chaves, 1923, que primeiro esboçou direitos previdenciários. A estrutura da previdência foi implantada a partir da Revolução de 30, a ela se somando, depois, a assistência social para os não contribuintes.

O Dia da Previdência e dos Aposentados não estão juntos aleatoriamente – a aposentadoria é o reconhecimento, pelo Estado e pela sociedade, do direito a uma renda digna pelo trabalho das pessoas. Atualmente, as sucessivas propostas e a Reforma da Previdência têm desconhecido a história e o direito dos trabalhadores. Contra essa política de desmonte, o movimento sindical – dentro dele a APUB – tem lutado permanentemente.

A aposentadoria é um direito que o trabalhador tem, após anos de trabalho, de usar um espaço de liberdade para cuidar da saúde, dar mais atenção à família, viajar, fazer coisas diferentes, continuar atuando na sociedade civil e na vida sindical.

No caso dos professores há uma singularidade: somos parte de uma corrente de produção e reprodução de conhecimento. Todos continuam presentes na memória dos ex-alunos, colegas e nos trabalhos que fizeram. Muitos continuam atuando em entidades da sociedade civil e de sindicatos, como a APUB.

A pandemia teve grande impacto nos sindicatos e também em toda comunidade universitária, inclusive, entre os aposentados. Mas na APUB, a diretoria, especialmente a Comissão de Aposentados, manteve o grupo “Aposentados Ativo”; continua acompanhando e pressionando para solução de questões jurídicas como o processo dos 3,17%, realizando reuniões, inclusive, presenciais na sede; acompanhou a assinatura dos acordos; e o diretor social e de aposentados apresentou tese “PRESENÇA DOS IDOSOS: A IMPORTÂNCIA NA PAUTA DO SINDICATO DOCENTE”, no último Encontro Nacional do Proifes (2021). Nela, mostrou a importância dos aposentados para o movimento docente, relembrou os 16 direitos dos idosos promulgados pela ONU, denunciou o “idadismo” (preconceito contra os idosos) que, independentemente das intenções, cresce em momentos como esse. Suas propostas foram todas aceitas e incorporadas à pauta nacional.

Para nós, o Dia dos Aposentados é um dia de reconhecimento da importância e participação dos aposentados, tantos entre nós. 

Diretoria da APUB 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp