APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

APUB convoca Assembleia para discutir desafios e ações do movimento docente no cenário atual

No dia 24 de janeiro, terça-feira, a APUB realiza uma Assembleia Geral, às 16h, em formato online, com o objetivo de discutir sobre a mobilização em defesa da Democracia, assim como a atuação e desafios do sindicato e do movimento docente na atual conjuntura. O link de acesso à AG será enviado para as professoras e professores filiadas/os por e-mail.

Este início de ano – de nova diretoria do sindicato e novo governo federal, tem sido de grande movimentação política, com algumas sinalizações positivas para as negociações em torno das condições salariais e de trabalho das/os docentes e servidores públicos em geral, assim como para a retomada dos investimentos nas Universidades e Institutos Federais e na Ciência e Tecnologia. Entretanto, as ameaças e ações golpistas nos alertaram para a necessidade de continuar pautando a defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito no Brasil, a partir de articulações amplas da sociedade civil em âmbito nacional.

Nesse sentido, a APUB tem estado mobilizada e atenta, e muitas/os docentes estão também conosco, mesmo em meio às merecidas férias. O sindicato organizou e participou com professoras e professores, do ato em defesa da Democracia, em Salvador, em 09/01, dia seguinte ao da invasão da sede dos três poderes em Brasília; no dia 12, na Lavagem do Bonfim, a APUB levou ao cortejo a pauta, reafirmando a vitória da democracia sobre o ódio e o medo; e no dia 13, apoiou e participou do ato promovido pela UFBA, OAB-BA e Faculdade de Direito.

Já nas movimentações relativas aos direitos dos/as docentes, o sindicato acompanha, junto ao PROIFES-Federação, as reuniões e pedidos de audiência com os Ministérios (MEC, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Gestão e Inovação em Serviços Públicos) envolvendo pautas da categoria, do servidores públicos e das IFES. Até agora, aconteceram duas – uma com Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e o presidente Lula, que receberam cerca de 500 dirigentes sindicais; e outra da Federação com o Ministério de Ciência e Tecnologia, comandado por Luciana Santos.

A convocação da Assembleia acontece nesse contexto e as discussões e deliberações deverão incidir nos próximo passos da nova diretoria.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp