APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub em contato com a categoria em semana de Apub na Escuta

Data

Semana dedicada ao contato com os docentes: UFOB, Farmácia / UFBA, Politécnica / UFBA, Administração / UFBA, Química / UFBA, Letras / UFBA, Teatro / UFBA e ICI / UFBA foram as unidades que receberam, ao longo dessa semana, edições do Apub na Escuta. As reuniões contaram com membros da diretoria Conselho de Representantes da Apub e são um espaço qualificado para ouvir e encaminhar demandas da categoria.

UFOB

Na segunda-feira (05), a presidenta em exercício da Apub, Clarisse Paradis, o diretor de comunicação Jailson Alves, os membros do conselho de representantes Leonardo Santa Inês, Adriano David Monteiro e Ana Lúcia Góes, além da professora Raquel Nery, diretora de seguridade social do PROIFES Federação conversaram com docentes da UFOB. Clarisse Paradis apresentou um resumo da greve e os desafios do movimento docente nos próximos períodos, especialmente em relação à organização sindical. Durante as discussões, foram discutidas também as pautas específicas da categoria na UFOB.

Faculdade de Farmácia / UFBA

Na quarta-feira (07), a Apub esteve presente na Faculdade de Farmácia da UFBA, no campus de Ondina. Estiveram presentes Jailson Alves, diretor de Comunicação da APUB, e Leopoldina Cachoeira Menezes, conselheira fiscal do sindicato. Jailson Alves relembrou o histórico da mobilização que culminou na greve, dos ganhos salariais conquistados e os próximos passos que o sindicato irá prosseguir. Os professores presentes avaliaram positivamente os diversos métodos de escuta, não desvalorizando a assembleia. Ao fim, a professora Leopoldina Menezes apontou a importância da participação massiva dos docentes na assembleia da categoria do próximo dia 16 de agosto.

Escola Politécnica / UFBA

Ainda na quarta-feira (07), as professoras da UFBA e diretoras da Apub, Bárbara Coelho e Fernanda Almeida estiveram na Escola Politécnica da UFBA ouvindo as opiniões e demandas dos professores presentes e os convidando para participar da próxima Assembleia Geral, no dia 16. Dentre o que foi discutido, alguns professores ressaltaram sua satisfação quanto ao formato virtual da AG, por entender a proposta advinda da diretoria do sindicato de ampliar a participação dos docentes. “Acredito que seja uma evolução optar para o modelo virtual, até porque uma discussão como essa não demandaria apenas um mês de discussão, acho que precisaria de mais seis meses, para que a categoria pudesse avaliar de forma ampla e após diversos debates a pauta em questão”, ressaltou Paulo Bastos, professor aposentado da Escola Politécnica.

Administração / UFBA


Na quarta-feira (6), os professores de Administração receberam a diretoria do sindicato. Entre as presentes, estiveram as diretoras Fernanda Almeida e Bárbara Coelho, além de Raquel Nery, diretora do Proifes-Federação e a professora Ana Clara Rebouças, do Conselho de Representantes da Apub. Os docentes expressaram suas opiniões a respeito do período de greve, onde ressaltaram a importância do pluralismo político. Ademais, foram convidados pela diretoria a se aproximarem do sindicato e a participarem da próxima assembleia.

Instituto de Química / UFBA

Na manhã de quinta (08), o Instituto de Química recebeu a Apub para uma edição do Apub na Escuta. Estiveram presentes Jailson Alves, professor da casa e diretor de Comunicação da Apub, Ana Lúcia Góes, do conselho de representantes da UFBA, e o diretor do Instituto de Química, Martins Dias de Cerqueira. O momento de escuta foi parabenizado pelos docentes presentes, e sugeriram que momentos como este sejam mais frequentes para uma aproximação ainda maior do sindicato com a base da categoria. Na discussão, foi apontado a necessidade de mais robustez na disputa pelo adicional de periculosidade. Foi solicitado também uma maior celeridade na questão do reajuste de 3,17%. Ao fim, os docentes foram convidados para participarem da próxima assembleia do dia 16 de agosto.

Instituto de Letras / UFBA

Na manhã de hoje (09), foi a vez do Instituto de Letras receber uma edição do Apub na Escuta. A professora Raquel Nery e o professor Marco Cerami conversaram com as docentes da unidade. Foram avaliados ganhos e perdas da última greve, bem como os desafios de manter a categoria mobilizada: “durante o governo Bolsonaro, nós demos sinais claros de que sabemos fazer mobilização mesmo sem greve”, avaliou a professora Raquel.

Escola de Teatro / UFBA

Ainda na manhã de hoje (09), a Escola de Teatro da UFBA contou com a presença da professora Raquel Nery e dos professores Marco Cerami e Marcos D’Aguiar, diretor da Apub, para mais uma roda de conversa. Nessa unidade, o debate com os professores girou em torno da atenção quanto ao passo a passo para a participação na Assembleia do dia 16 de agosto.

Instituto de Ciência da Informação / UFBA

Para encerrar a semana, o Instituto de Ciência da Informação recebeu mais um Apub na Escuta, que contou com a presença de Bárbara Coelho, professora da casa e diretora administrativa da Apub, Ana Clara Rebouças, do conselho de representantes da UFBA, Marco Cerami, do Instituto de Matemática, e do diretor do ICI, Gillian Queiroga. A professora Bárbara Coelho iniciou a conversa apresentando o histórico da mobilização da greve, além de seus ganhos e perdas. O espaço de abertura de diálogo foi elogiado pelos docentes presentes, apontando a dificuldade de expor as opiniões nas últimas assembleias. Foi discutido como é preciso agilizar os processos de progressão de carreira no CPPD. No final do encontro, os docentes tiveram o convite reforçado para a próxima assembleia, 16 de agosto.