Apub na escuta: Direção visita Campus do IFBA em Salvador

Data

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (29/06) mais uma edição do projeto Apub na Escuta. A atividade foi realizada no Campus do IFBA, em Salvador.

A diretora de finanças, Fernanda Almeida, conduziu a atividade. “Escutar a categoria docente no IFBA ainda neste semestre era um desejo da diretoria considerando as demandas que apontavam a necessidade de conversas com as instâncias institucionais. Considero que foi um APUB na Escuta bastante proveitoso e com boas perspectivas de encaminhamento”, avaliou.

Logo na abertura, Fernanda fez uma breve apresentação sobre os objetivos da ação, que cumpre o papel de visitar diferentes unidades e campi das IFES para garantir a troca de experiências e ouvir as/os docentes, além de trazer informes sobre a agenda da Apub, com destaque para a visita da presidente Marta Lícia à Brasília na tarde desta quinta-feira, momento em que participou da audiência pública “Cotas abrem portas”, convocada pela deputada Dandara (PT-MG) da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

A dirigente levou ao conhecimento dos docentes também, algumas ações em defesa da manutenção dos direitos da categoria que foram desenvolvidas pela Apub no primeiro semestre de 2023.

Entre as temáticas abordadas, as condições de trabalho e de carreira, aposentadoria, ambiente acadêmico, horários em sala de aula, vacina, trabalho remoto, assistência estudantil, curricularização da extensão do ensino superior e a ausência da contratação de professores efetivos e substitutos foram assuntos colocados em pauta durante o encontro.

A adoção do ponto eletrônico de frequência para EBTT no IFBA, foi outro aspecto trazido novamente pelos professores. “A expectativa é que a reitoria implante uma normativa para que a gente possa informar as atividades feitas através do Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho Docente (RIT), sem necessariamente ter que registrar todos os dias. Que seja regulamentado de uma vez por todas o acordo feito em dezembro de 2023”, pontuou o professor Marcos Gilberto Santos.

Na ocasião, a APUB se posicionou contrária à implantação do ponto eletrônico para docentes do EBTT no IFBA (relembre aqui) e a reitora se comprometeu em aceitar o RIT e o PIT como forma de registro do trabalho docente.

Ao final do encontro, após quase duas horas de escuta, os docentes propuseram um “Apub na Escuta 2”, para dar tratamento adequado as demandas que não puderam ser abordadas durante a primeira rodada de escutas.

A diretora financeira da APUB informou que no próximo encontro haverá a presença do jurídico do sindicato para que os professores possam tirar dúvidas.